Resumo: | A presente pesquisa objetiva identificar as necessidades informacionais dos estagiários do Senado Federal, usuários reais da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, servindo-se do estudo de usuários como forma de gerenciar o conhecimento e, a partir daí, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários de forma geral. A fundamentação teórica apresenta explanações e conceitos de diversos autores da Ciência da Informação sobre bibliotecas especializadas e parlamentares, necessidade informacional, barreiras na busca pela informação e estudo de usuários, citando sua evolução histórica, abordagens e métodos de pesquisa. O estudo de caso em questão, de caráter exploratório e método quanti-qualitativo, utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário, aplicado a uma amostra de sessenta estagiários cadastrados na Biblioteca, a fim de analisar como eles buscam, usam e avaliam os serviços e produtos oferecidos por esta Unidade de Informação. Ao responder o questionário, este grupo de usuários ressalta a importância de um acervo atualizado e diversificado para o acompanhamento da aprendizagem acadêmica e mesmo para o melhor desempenho de suas atividades como estagiários do Senado Federal. De modo geral observa-se uma visão positiva dos estagiários tanto em relação às condições de infra-estrutura do local quanto aos produtos oferecidos e serviços prestados pela Biblioteca do Senado Federal. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present research aims to identify the information needs of the Senate interns, real users of Library Academic Luiz Viana Filho, performing the users study as a way to manage knowledge, and from that, improve the quality of services offered to users in general. The literature review provides explanations of various authors of the Information Science domain about specialized and parliamentary libraries, informational needs, barriers in the search of information and users study, quoting its historical evolution, approaches and research methods. The case study in question, of an exploratory content and quantitative method, uses the questionnaire as an instrument of data collection, applied to a sample of sixty interns registered at the Library in order to analyze how they search, use and evaluate services and products offered by this Information Unit. When answering the questionnaire, this group of users highlights the importance of an updated and diverse collection to monitor the academic learning and even for the best performance of their activities as Senate interns. In general there is a positive vision of the interns in relation to the conditions of the infrastructure and of the products and services offered by the library of the Senate. |