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Título: Estudo e formulação para discrepâncias entre velocidades de propagação de ondas viajantes em linhas de transmissão HVDC
Autor(es): Kohl, Vinícius Mendes
Orientador(es): Lopes, Felipe Vigolvino
Assunto: Linhas de transmissão
Teoria das ondas viajantes
Energia elétrica - transmissão
Data de apresentação: 7-Dez-2020
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: KOHL, Vinícius Mendes. Estudo e formulação para discrepâncias entre velocidades de propagação de ondas viajantes em linhas de transmissão HVDC. 2020. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho objetiva avaliar a influência dos parâmetros dependentes da frequência daLT têm sobre a estimativa do local de falta utilizando o elo bipolar de corrente contínua emalta tensão (High Voltage Direct Current - HVDC) do Rio Madeira. A transmissão de energia elétrica em corrente contínua vem crescendo, visto que apresenta maior viabilidade frente as linhas de corrente alternada quando se trata de transmitir energia a longas distâncias. É importante que as linhas de transmissão (LTs) se mantenham operando da forma projetada,no entanto defeitos fazem parte dos cenários aos quais essas LTs estão sujeitas. Dessa forma,localizar falhas na operação de forma rápida e precisa é fundamental para se evitar danos a pessoas, equipamentos, ambiente ao redor e para se agilizar a reparação do defeito, garantindo a disponibilidade da energia. Uma maneira de se detectar faltas é através dos transitórios de alta frequência induzidos, denominados ondas viajantes (OVs)os quais permitem a localização de faltas com maior precisão do que os métodos tradicionais baseados em fasores. A velocidade de propagação das OVs na LT pode ser calculada a partir de seus parâmetros. Logo, não conhecer os parâmetros de forma precisa, pode acarretar em erros na estimação do tempo de incidência das OVs, o que pode resultar em erros no processo de localização de faltas. Realizando simulações na ferramenta Alternative Transient Program (ATP), as correntes do sistema HVDC foram desacopladas utilizando a matriz de transformação modal de Karrenbauer e em seguida foi aplicado o filtro Differentiator-Smoother (DS) para detecção dos instantes de incidência das OVs nos terminais da LT. Usando os instantes, aplicou-se o método de detecção de dois terminais baseado em múltiplos modos, além disso, foi desenvolvida e avaliada uma formulação para um fator de discrepância das velocidades que poderá ser usada para fins de correção do resultado obtido pelo método. Como resultados, a formulação se mostrou válida para os cenários testados, onde variou-se o local de aplicação da falta e as resistividades de solo.
Abstract: This work aims to evaluate the influence of the frequency dependent parameters in the TLhave on the fault location estimation using the High Voltage Direct Current (HVDC) bipolarlink of Madeira River. The transmission of electrical energy in direct current is growing, sinceit is more feasible alternating current lines when energy transmission over long distances is required. It is important that the transmission lines (LTs) remain operating as designed, howeverdefects are part of the scenarios to which these TLs are subjected to. Thus, locating failuresin the operation quickly and accuratly is essential to avoid damage to people, to equipment, tothe surrounding environment and to speed up the restoration of the defect, ensuring the availability of energy. One way to detect faults is through the induced high frequency transients,called traveling waves (TWs) that allow fault locating with greater precision than traditionalphasor-based methods. The propagation velocity of TW on TLs can be obtained from its parameters. Therefore, not knowing the parameters precisely, can lead to errors in the estimationof the TWs arrival instant, which can result in errors in the fault location process. Performingsimulations in the Alternative Transient Program (ATP), the currents of the HVDC systemwere decoupled using a Karrenbauer modal transformation matrix and then the Differentiator Smoother (DS) filter was selected for detection of the TWs’ arrival instant at the TL terminals.Using the arrival instants, the two-terminal fault location method based on multiple modes wasapplied and a formulation for a velocity discrepancy factor was developed and evaluated whichcan be used to correct the obtained results. The formulation proved to be valid for the testedscenarios, where the fault location and as soil resistivities were varied.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020.
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