Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36987
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThiagoCarneiroPita_tcc.pdf6,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Protocolo de monitoramento e geração de estímulos para FPGAs em ambiente remoto
Autor(es): Pita, Thiago Carneiro
Orientador(es): Café, Daniel Chaves
Assunto: FPGAs (Field Programmable Gate Arrays)
Laboratórios experimentais
Eletrônica digital
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: PITA, Thiago Carneiro. Protocolo de monitoramento e geração de estímulos para FPGAs em ambiente remoto. 2020. 39 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O desenvolvimento da eletrônica digital utiliza dispositivos de prototipação chamados FPGAs (Field programmable Gate Array) , mas este equipamento é de difícil acesso por pesquisadores e estudantes devido ao seu elevado custo. Estes equipamentos são acessíveis aos profissionais apenas nos laboratórios das instituições que as possuem. Essa baixa disponibilidade das FPGAs atrapalha o desenvolvimento dos projetos que precisam destesdispositivos e da formação de novos profissionais, prejudicando o desenvolvimento da eletrônica digital. A proposta para a solução deste problema é um sistema de acesso remoto de FPGAs. Essa solução é composta por três partes. Uma interface web para manipulação da FPGA, um sistema de geração de estímulos e captura de dados e um software de validação e programação da FPGA. A primeira parte foi desenvolvida por [Araújo 2019]. Este trabalho tem foco no sistema de geração de estímulos e captura de dados. O projeto será finalizado com um terceiro trabalho que irá focar num software de validação e programação da FPGA e integração dos diferentes componentes do sistema. A proposta desenvolvida permite o compartilhamento virtual dos equipamentos, facilitando a colaboração entre instituições. Este trabalho também propõe uma implementação inicial da solução utilizando um microcontrolador e um protocolo de comunicação simples para a manipulação do microcontrolador por um computador.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.