Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndressaBarrosoSantAnna_tcc.pdf647,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reações adversas potenciais dos medicamentos utilizados no tratamento de asma em criança
Autor(es): Sant'Anna, Andressa Barroso
Orientador(es): Souza, Patrícia Medeiros de
Assunto: Asma
Interações medicamentosas
Crianças - saúde e higiene
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: SANT’ANNA, Andressa Barroso. Reações adversas potenciais dos medicamentos utilizados no tratamento de asma em criança. 2023. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Objetivo: Identificar as reações adversas sérias potenciais, devido as interações farmacodinâmicas, dentre os medicamentos mais utilizados no tratamento de asma em crianças. Métodos: Os medicamentos foram classificados de acordo com o sistema ATC/DDD em reação adversa potencial séria do tipo sinergismo ou antagonismo de reação adversa, sendo elas interações farmacodinâmicas, em crianças de até 12 anos de idade. Resultados: O estudo incluiu três classes de medicamentos utilizados para o tratamento de asma, sendo eles os broncodilatadores, os corticosteróides e os moduladores de leucotrienos. Sendo observado o sinergismo e o antagonismo de ação farmacológica destes grupos farmacológicos. Os eventos adversos foram considerados como potenciais, tendo em vista que não ocorreram na prática clínica. Dentre esses medicamentos foram identificadas 135 interações sendo todas classificadas como farmacodinâmicas, com 127 (94%) das interações sendo sinérgicas e 8 (6%) antagônicas. Conclusão: Os resultados apresentados no estudo demonstram uma ocorrência significativa de interações potenciais em medicamentos mais comumente utilizados para o tratamento de asma, sendo uma causa frequente de efeitos adversos evitáveis. Desta maneira, é necessárias mais pesquisas aprofundadas nas interações tanto farmacodinâmicas quanto farmacocinéticas de medicamentos específicos para que possam auxiliar na melhora do manejo clínico e na prevenção das interações antes mesmo que ocorram.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.