Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RaphaellaRamosSantosNery_tcc.pdf963,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, Thalles-
dc.contributor.authorNery, Raphaella Ramos Santos-
dc.identifier.citationNERY, Raphaella Ramos Santos. O papel docente em escolas sequenciais do campo: uma análise sobre a importância do acolhimento de alunos do campo e apresentação dos saberes e fazeres campesinos como meio de interação social. 2023. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe a reflexão sobre o papel dos docentes e do processo educacional em escolas que sucedem a Educação do Campo, buscando apresentar orientações aos docentes acerca da história, dos marcos legais para a Educação do Campo e das peculiaridades da zona rural do Distrito Federal, de modo a situá-los sobre as especificidades dessa modalidade da Educação Básica. A partir da prática docente em Escola do Campo e em Escolas Sequenciais do Campo, as reflexões e análises elaboradas neste trabalho evidenciam que a interação entre os alunos na Escola Sequencial do Campo é, para o estudante camponês, um instrumento mediador entre a realidade campesina e a urbana. Por meio do exame sobre tópicos especiais para formação continuada de professores que trabalham com estudantes proveniente de Escolas do Campo, somada à metodologia exploratória e revisão bibliográfica, defende-se que, no Distrito Federal, o acolhimento de discentes advindos de Escolas do Campo pode agregar elementos da cultura urbana aos saberes e fazeres tradicionais do campo, de forma a que esses estudantes conquistem autonomia e lugar de fala na zona urbana.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ruralpt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordFormação docentept_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleO papel docente em escolas sequenciais do campo : uma análise sobre a importância do acolhimento de alunos do campo e apresentação dos saberes e fazeres campesinos como meio de interação socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T11:37:17Z-
dc.date.available2023-12-06T11:37:17Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36974-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work proposes, from the experience in teaching practice in Escola do Campo and Escola Sequencial do Campo, a discussion about the role of teachers who work in schools that continue Educação do Campo. It aims to guide teachers about the history, legal frameworks for Rural Education and the peculiarities of the rural area of Federal District; in order to place them on the specificities of this modality of Basic Education. The reflections and analyzes elaborated in this work observe that the interaction between the students in the Escola Sequencial do Campo is a mediating instrument between the peasant reality and the urban reality. There is, therefore, some consideration on special topics for the continuing education of teachers who work with students from Escolas do Campo. Through an exploratory methodology and a bibliographical review, it is observed that, in the Federal District, welcoming students from Escolas do Campo can add elements of urban culture to traditional rural knowledge and practices, so that these students gain autonomy and place of speech in the urban area.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.