Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Thalles | - |
dc.contributor.author | Nery, Raphaella Ramos Santos | - |
dc.identifier.citation | NERY, Raphaella Ramos Santos. O papel docente em escolas sequenciais do campo: uma análise sobre a importância do acolhimento de alunos do campo e apresentação dos saberes e fazeres campesinos como meio de interação social. 2023. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe a reflexão sobre o papel dos docentes e do processo
educacional em escolas que sucedem a Educação do Campo, buscando apresentar
orientações aos docentes acerca da história, dos marcos legais para a Educação do
Campo e das peculiaridades da zona rural do Distrito Federal, de modo a situá-los
sobre as especificidades dessa modalidade da Educação Básica. A partir da prática
docente em Escola do Campo e em Escolas Sequenciais do Campo, as reflexões e
análises elaboradas neste trabalho evidenciam que a interação entre os alunos na
Escola Sequencial do Campo é, para o estudante camponês, um instrumento
mediador entre a realidade campesina e a urbana. Por meio do exame sobre tópicos
especiais para formação continuada de professores que trabalham com estudantes
proveniente de Escolas do Campo, somada à metodologia exploratória e revisão
bibliográfica, defende-se que, no Distrito Federal, o acolhimento de discentes
advindos de Escolas do Campo pode agregar elementos da cultura urbana aos
saberes e fazeres tradicionais do campo, de forma a que esses estudantes
conquistem autonomia e lugar de fala na zona urbana. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | O papel docente em escolas sequenciais do campo : uma análise sobre a importância do acolhimento de alunos do campo e apresentação dos saberes e fazeres campesinos como meio de interação social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T11:37:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T11:37:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36974 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work proposes, from the experience in teaching practice in Escola do Campo
and Escola Sequencial do Campo, a discussion about the role of teachers who work
in schools that continue Educação do Campo. It aims to guide teachers about the
history, legal frameworks for Rural Education and the peculiarities of the rural area of
Federal District; in order to place them on the specificities of this modality of Basic
Education. The reflections and analyzes elaborated in this work observe that the
interaction between the students in the Escola Sequencial do Campo is a mediating
instrument between the peasant reality and the urban reality. There is, therefore,
some consideration on special topics for the continuing education of teachers who
work with students from Escolas do Campo. Through an exploratory methodology
and a bibliographical review, it is observed that, in the Federal District, welcoming
students from Escolas do Campo can add elements of urban culture to traditional
rural knowledge and practices, so that these students gain autonomy and place of
speech in the urban area. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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