Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Felipe Canova | - |
dc.contributor.author | Cruz, Edinéia Alves | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Edinéia Alves Cruz. Construções identitárias e educação do campo no espaço-tempo da coordenação pedagógica coletiva na Escola Parque da Natureza de Brazlândia. 2023. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa qualitativa de cunho (auto)etnográfico crítico intenciona dialogar sobre a Coordenação Pedagógica Coletiva na Escola Parque da Natureza de Brazlândia - EPNB raz como espaço-tempo de construção identitária de Educadores do Campo, no contexto de implementação da modalidade de ensino Educação do Campo, instituída pela Portaria da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal nº 419/18. Constituído por meio de uma oficina de escrita criativa, denominada (A)colhimento de escritas de si, que abordou, com os sujeitos que constituem e dinamizam o campo de pesquisa, as relações entre construção identitária, pressupostos e princípios da Educação do Campo e possibilidades (trans)formativas da Coordenação, o corpus foi analisado com foco nos aspectos discursivos marcados pelo léxico e pelos processos de significações para construção de sentido, visto que os diálogos foram propostos nas interfaces política e ontológica da Educação do Campo, coma Sociolinguística Interacional e a Análise do Discurso Crítica, com fundamentação teórica em Bortoni-Ricardo, 2004/2011; Caldart, 2011/2018/2020; Fairclough, 2001; Foucault, 1983;Silva, 2018; Silva, Hall e Woodward, 2014; e Sousa, 2011, entre outros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do Discurso Crítica (ADC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas parque | pt_BR |
dc.title | Construções identitárias e educação do campo no espaço-tempo da coordenação pedagógica coletiva na Escola Parque da Natureza de Brazlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T11:31:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T11:31:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36973 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This qualitative (auto)ethnographic critical research intends to dialogue about the CollectivePedagogical Coordination at Escola Parque da Natureza de Brazlândia - EPNBraz as aspace-time of identity construction of Educators of Rural Areas, in the context ofimplementation of the tecahing modality Education for Rural Areas, instituted by Ordinanceof the State Department of Education of the Federal District nº 419/18. Constituted by meansof a creative writing workshop, called Carefull reception of self-writing, that approached, withthe subjects that constitute and dynamize the research field, the relations between identityconstruction, assumptions and principles of Education for Rural Areas and the(trans)formative possibilities of Coordination, the corpus was analyzed focusing on discursiveaspects marked by the lexicon and the processes of meanings for semantic construction,because the dialogues were proposed in the political and ontological interfaces of Educationfor Rural Areas, with Interactional Sociolinguistics and Critical Discourse Analysis, withtheoretical foundation in Bortoni-Ricardo, 2004/2011; Caldart, 2011/2018/2020; Fairclough,2001; Foucault, 1983; 2016; Silva, 2018; Silva, Hall and Woodward, 2014; and Sousa, 2011,among others. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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