Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pasquetti, Luis Antonio | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ruth Meyre Mota | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ruth Meyre Mota. Educação do campo, questão agrária e a trajetória de um Silva. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho reúne reflexões acerca da materialização da Modalidade Educação do Campo, como política pública no Distrito Federal. Ao partir de uma contextualização história buscando localizar o contexto capitalista como pano de fundo da discussão, o caminho eleito apresenta uma retrospectiva a respeito da formulação da política no âmbito da gestão central da educação. Tendo como embasamento teórico o materialismo histórico e dialético, o trabalho avança para uma aproximação entre a perspectiva histórica e a trajetória de um imigrante no campo da educação. Pretende-se, dessa forma, promover a compreensão sobre as ligações entre os caminhos da história com enfoque em questões agrárias, a Educação do Campo e a trajetória de um Silva. Assim, apresentaremos as lutas dos povos do campo pela terra, pela vida, pelo trabalho, por direitos, com destaque à educação, em meio aos desafios postos pelo modelo agrário que reproduz os efeitos da colonização e do capitalismo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma agrária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Camponeses | pt_BR |
dc.title | Educação do campo, questão agrária e a trajetória de um Silva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T11:22:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T11:22:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36971 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work brings together reflections about the materialization of the Rural Education Modality, as a public policy in the Federal District. Starting from a historical context seeking to locate the capitalist context as the background of the discussion, the chosen path presents a retrospective regarding the formulation of the policy within the scope of the central management of education. Having historical and dialectical materialism as a theoretical basis, the work advances towards an approximation between the historical perspective and the trajectory of an immigrant in the field of education. It is intended, therefore, to promote understanding of the links between the paths of history with an approach to agrarian issues, Rural Education, and the trajectory of a Silva. Thus, we will present the struggles of rural peoples for land, for life, for work, for rights, with emphasis on education, amid the challenges posed by the agrarian model that reproduces the effects of colonization and capitalism. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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