Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Thalles | - |
dc.contributor.author | Souza, Elizabete Cristina de Aquino | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Eliene Santos | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Elizabete Cristina de Aquino; GUIMARÃES, Eliene Santos. O protagonismo estudantil e a partilha de saberes comunitários no Projeto Teatro de Quintal do Centro de Ensino Fundamental São José, Planaltina-DF. 2023. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem o propósito de apresentar o Projeto Teatro de Quintal como experiência exitosa em que o protagonismo estudantil foi utilizado de maneira a aproximar os estudantes da comunidade campesina local para que eles conhecessem melhor sua identidade. O Projeto Teatro de Quintal foi escolhido como objeto de estudo deste artigo, pois ele remete ao aspecto afetivo e sensorial. Nesse sentido a intenção deste artigo é apresentar o Projeto Teatro de Quintal como uma proposta coerente com os princípios pedagógicos, como a
interdisciplinaridade e a auto-organização, partindo da realidade dos sujeitos campesinos, aproximando-os do conhecimento historicamente produzido, por meio do trabalho coletivo, gerando assim a transformação social de sua realidade mais próxima. Essa pesquisa de campo foi realizada pelo método etnográfico, com abordagem qualitativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR |
dc.title | O protagonismo estudantil e a partilha de saberes comunitários no Projeto Teatro de Quintal do Centro de Ensino Fundamental São José, Planaltina-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T11:15:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T11:15:45Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36970 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to present the Backyard Theater Project as a successful experience where
student protagonism was used to bring students closer to the local farming community, allowing
them to better understand their identity. The Backyard Theater Project was chosen as the subject
of study for this article because it relates to the affective and sensory aspects. In this sense, the
intention of this article, is to present the Backyard Theater Project as a proposal consistent with
pedagogical principles such as interdisciplinarity and self-organization, starting from the reality
of rural individuals and bringing them closer to historically produced knowledge through
collective work, thus generating social transformation of their immediate reality. This field
research was conducted using the ethnographic method with a qualitative approach. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|