Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bahniuk, Caroline | - |
dc.contributor.author | Jesus, Francilene Gabriel de Araújo de | - |
dc.contributor.author | Faria, Loyanne Káryta Pereira da Silva | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Francilene Gabriel de Araújo de; FARIA, Loyanne Káryta Pereira da Silva. Educação do campo e infância: as crianças na organização escolar do CED Incra 09 de Ceilândia-DF. 2023. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta desse estudo é identificar como as crianças participam e tem suas contribuições consideradas no contexto escolar em relação a auto-organização emuma escola do campo: CED INCRA 09 de Ceilândia-DF. A pesquisa tem como objetivo principal: compreender o papel das crianças na construção da Escola do Campo, em particular como elas reconhecem essa escola e o papel da participação infantil dos anos iniciais. O trabalho foi realizado com a revisão bibliográfica epesquisa de campo. Para tanto, foi feito um estudo sobre os seguintes conceitos: Infância, Auto-organização dos educandos e Escola do Campo, e os principais autores escolhidos para nortear esses estudos foram: Caldart (2012), Freitas (2009), Molina (2004), e Pistrak (2009), autores referência da Educação do Campo, além da dissertação de Boemer (2018) que pesquisou a auto-organização das crianças em uma escola do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A pesquisa de campo consistiu em reuniões com educandos da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração de desenhos sobre a definição inicial da escola do campo e um diálogo a partir de um roteiro de questões, conhecido por puxa conversa, metodologia usada para desencadear o debate reflexão com as crianças. Com base nos dados observados e coletados, fica evidente que as crianças identificam a instituição pesquisada como uma escola do campo e expressam preocupações relacionadas ao lazer e às restrições encontradas tanto na escola quanto na comunidade em que vivem. Elas demonstram uma cultura de organização e trabalho coletivo, mas também delegam responsabilidades aos demais membros da escola ao final desse processo organizativo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.title | Educação do campo e infância : as crianças na organização escolar do CED Incra 09 de Ceilândia-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T11:06:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T11:06:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36969 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this study is to identify how children participate and have their contributions considered in the school context in relation to the self-organization of a rural school: CED INCRA 09 in Ceilândia-DF. The main objective of the research is to: Understand the role of children in the construction of the Rural School, how children participate in childhood in the early years. It was conducted through a bibliographic review and field research. For that, a study was carried out on the following concepts: Childhood, Students' self-organization and Rural School, and the main authors chosen to guide these studies were: Caldart (2012), Freitas (2009), Molina (2004), and Pistrak (2009), reference authors of Rural Education, in addition to the dissertation by Boemer (2018) who researched the self-organization of children in a school of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). The field research consisted of meetings with students of the 5th grade of Elementary School, through the elaboration of drawings about the initial definition of the rural school and a dialogue based on a script of questions, known as pull up conversation, methodology used to trigger the reflection debate with the children. Based on the data collected and observed, it is evident that the children identify the researched institution as a country school and express concerns related to leisure and the restrictions found both at school and in the community in which they live. They demonstrate a culture of organization and collective work, but also delegate responsibilities to other school members at the end of this organizational process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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