Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Khidir, Kaled Sulaiman Khidir | - |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Rogério | - |
dc.contributor.advisor | Coelho, Rogério Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Danielle da Costa Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Gicélia Oliveira | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Danielle da Costa Silva; SANTOS, Gicélia Oliveira. O inventário como instrumento de construção da identidade das escolas do campo. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que o Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental das Escolas do Campo é uma ferramenta que permite compreender e valorizar as particularidades e potencialidades das Escolas do Campo, o presente estudo tem como objetivo incentivar a construção do Inventário nas Escolas do Campo do Distrito Federal. Além disso, a pesquisa pretendeu mostrar como aconteceu o processo inicial de construção do Inventário de duas Escolas do Campo da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, Distrito Federal: Escola Classe Córrego das Corujas e Escola Classe Lajes da Jibóia; considerando as diferenças e o necessário diálogo entre o Inventário e o Projeto Político-Pedagógico no âmbito escolar e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com base nas matrizes formadoras da Educação do Campo, a organização coletiva e o seu papel educativo na comunidade escolar, o que reforça o Inventário como fruto de um trabalho dinâmico. Nesse sentido, a pesquisa pretende contribuir não apenas para a construção do Inventário, mas para o firmamento da própria identidade das Escolas do Campo. Para abrir as trilhas do conhecimento, considerando os aspectos qualitativos, a metodologia utilizada se deu por meio dos seguintes instrumentos e procedimentos: observação da realidade de cada escola estudada; pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo; entrevista com as equipes gestoras das escolas mencionadas e a análise documental do Inventário e dos Projetos Políticos-Pedagógicos. Por fim, se fez necessário conhecer a realidade das unidades de ensino em estudo e estabelecer diálogo com a comunidade escolar para averiguar questões referentes ao processo de formação e história das instituições de ensino e, a partir disso, entender como foi feita a construção desse inventário e como essa construção interferiu na elaboração de um Projeto Político-Pedagógico efetivo para a condução da vida escolar dessas instituições, além de poder inspirar e servir de referência para a construção do Inventário de outras instituições de ensino. Diante disso, foi possível concluir que o Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental é fundamental para a construção da identidade das Escolas do Campo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola rural | pt_BR |
dc.title | O inventário como instrumento de construção da identidade das escolas do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T11:00:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T11:00:15Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36968 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Bearing in mind that the Social, Historical, Cultural and Environmental Inventory of Rural Schools is a tool that allows understanding and valuing the particularities and potential of Rural Schools, the present study aims to encourage the construction of the Inventory in Rural Schools Federal District. In addition, the research intended to show how the initial process of building the Inventory of two Rural Schools of the Regional Teaching Coordination of Ceilândia, Federal District took place: Escola Classe Córrego das Corujas and Escola Classe Lajes da Jibóia; considering the differences and the necessary dialogue between the Inventory and the Political-Pedagogical Project in the school environment and the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), based on the formative matrices of Rural Education, the collective organization and its role education in the school community, which reinforces the Inventory as the result of dynamic work. In this sense, the research intends to contribute not only to the construction of the Inventory, but to the establishment of the very identity of the Rural Schools. To open the paths of knowledge, considering the qualitative aspects, the methodology used was through the following instruments and procedures: observation of the reality of each school studied; bibliographic research; field research; interview with the management teams of the mentioned schools and the document analysis of the Inventory and the Political-Pedagogical Projects. Finally, it was necessary to know the reality of the teaching units under study and establish a dialogue with the school community to investigate issues related to the formation process and history of educational institutions and, from this, understand how this inventory was built. and how this construction interfered in the elaboration of an effective Political-Pedagogical Project for conducting the school life of these institutions, in addition to being able to inspire and serve as a reference for the construction of the Inventory of other educational institutions. In view of this, it was possible to conclude that the Social, Historical, Cultural and Environmental Inventory is fundamental for the construction of the identity of the Rural Schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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