Título: | "Musicar" relações na educação de jovens e adultos : a experiência da Roda de Musicalidade do CESAS |
Autor(es): | Nogueira, Éveri Sirac |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Música - instrução e estudo Professores de música |
Data de apresentação: | 19-Dez-2022 |
Data de publicação: | 1-Dez-2023 |
Referência: | NOGUEIRA, Éveri Sirac. "Musicar" relações na educação de jovens e adultos: a experiência da Roda de Musicalidade do CESAS. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa referente à experiência de estágio curricular supervisionado em música realizado em projeto extracurricular denominado Roda de Musicalidade, realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul - CESAS, escola especializada no oferecimento da referida modalidade de ensino em Brasília - DF. Tem como objetivo geral conhecer de que forma os participantes da Roda de Musicalidade do CESAS percebem a sua experiência no projeto. Este estudo teve ênfase nas percepções dos estagiários do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília, mas também ouviu ex-alunos do projeto e seus coordenadores. A pesquisa utilizou a técnica de entrevistas não-diretivas (SEVERINO, 2007) com seis participantes, sendo quatro estagiários, uma professora da Universidade de Brasília, e uma coordenadora pedagógica do CESAS. Também foram recolhidos breves depoimentos com quatro alunos da Roda. Os resultados obtidos demonstram que a experiência pedagógico-musical na Roda de Musicalidade proporcionou aos estagiários a oportunidade de exercício praticamente diário de aspectos da docência como liderança, planejamento, organização pedagógica e reflexão coletiva sobre a prática docente desenvolvida. A pesquisa também demonstra que a Roda de Musicalidade se configurou em uma comunidade de aprendizagem, segundo Jean Lave e Etienne Wenger (SMITH, M. K., 2003, 2009), em que os alunos aprendiam música com os estagiários e, também, uns com os outros. No processo de aprender a ensinar, os estagiários vivenciavam práticas docentes distintas de seus contextos pedagógicos-musicais, mobilizando saberes de sua formação acadêmica e de suas vivências musicais fora da universidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.