Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36956
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FlaviaBeatrizWerneck_tcc.pdf2,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGonçalves, Felipe Canova-
dc.contributor.authorWerneck, Flávia Beatriz-
dc.identifier.citationWERNECK, Flávia Beatriz Werneck. Construções para o inventário da realidade a partir da sala de leitura em escola do campo. 2023. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura demonstrar como alguns dos princípios da Educação do Campo foram concretizados coletivamente no espaço da sala de leitura Paulo Arantes – Bororó, a fim de que o resultado integrasse o Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental da Escola Classe Reino das Flores. A primeira porção, tratada na forma de autoetnografia, revela os percalços durante a jornada, bem como traz considerações acerca da importância da formação continuada específica para educadores do campo, a fim de melhorar e provocar mudanças nos trabalhos executados com estudantes camponeses, de modo a alinhar as tarefas escolares à sua realidade cultural. A segunda porção demonstra, por meio da pesquisa-ação, o percurso realizado pelo grupo de 4º ano de estudantes camponeses daquela escola, retratando suas dificuldades iniciais quanto a estruturação de suas narrativas orais e escritas, até à sua emancipação crítica e lúdica, que resultou na confecção de dois livros inspirados em haikais e um mapa conceitual do trajeto casa-escola. Pretendo demonstrar que o espaço da sala de leitura é um importante ambiente articulador quando aproveitado ativa e organizadamente pelos alunos e quando utilizado com intencionalidade pedagógica desenhada para atender às especificidades dos recortes de realidades camponesas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ruralpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordLivros e leiturapt_BR
dc.titleConstruções para o inventário da realidade a partir da sala de leitura em escola do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T15:15:57Z-
dc.date.available2023-12-01T15:15:57Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36956-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to demonstrate how some of the principles of Rural Education were collectively concretized in the space of the reading room Paulo Arantes – Bororó, so that the result integrated the Social, Historical, Cultural and Environmental Inventory of the Escola Classe Reino das Flores. The first portion, treated in the form of autoethnography, reveals the mishaps during the journey, as well as brings considerations about the importance of specific continuing education for rural educators in order to improve and provoke changes in the work performed with peasant students, in order to align school tasks with their cultural reality. The second portion demonstrates, through action research, the path taken by the 4th year group of peasant students of that school, portraying their initial difficulties regarding the structuring of their oral and written narratives, until their critical and playful emancipation, which resulted in the making of two books inspired by haikus and a conceptual map of the home-school path. I intend to demonstrate that the space of the reading room is an important articulating environment when actively and organized by the students and when used with pedagogical intentionality designed to meet the specificities of the clippings of peasant realities.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.