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Título: Ressignificando a relação de identidade territorial da comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental Tamanduá do Gama, DF
Autor(es): Araújo, Nathanry Lourenço
Souza, Wellington Luiz da Silva
Orientador(es): Oliveira, Roni Ivan Rocha de
Assunto: Escola rural
Identidade cultural
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 1-Dez-2023
Referência: ARAÚJO, Nathanry Lourenço; SOUZA, Wellington Luiz da Silva. Ressignificando a relação de identidade territorial da comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental Tamanduá do Gama, DF. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho busca compreender a dinâmica identitária do Centro de Ensino Fundamental Tamanduá do Gama - DF, compreendendo quais os desafios enfrentados e qual o papel da escola diante deles. A escola iniciou seu trabalho em 1959, contando apenas com uma professora e uma diretora e por ser uma das primeiras instituições sociais públicas constituída na região, representa o local onde a comunidade busca referências ou atribuições dos papéis de outras instituições públicas e por isso é de grande responsabilidade o trabalho diante dessa realidade. Mais do que estar a par do que está acontecendo, procura-se entender o que há à sua volta e como esses acontecimentos interferem na estrutura da escola. Essas percepções de mudança foram norteadas não só pela localização territorial, mas também por estar de acordo com sua história de formação e do modo de relação que esses sujeitos mantêm com o trabalho e a produção agrícola. O processo de pesquisa teve como base a pesquisa qualitativa que abrange a construção da cartografia social, pesquisa documental, entrevistas com a participação de segmentos representativos de pais e responsáveis, estudantes, profissionais da educação e professores. Foram realizadas visitas aos territórios, rodas de conversas e coordenações coletivas, a fim de identificar avanços e desafios que a escola enfrenta dialogando com os princípios da “Educação do Campo”. Buscando assim, conhecer além da realidade física e social da escola e também as relações de produção e trabalho desse território, além de identificar o meio de transporte utilizado pelos estudantes e os caminhos que perpassam em suas linhas de trajetos para chegar na escola. Queremos entender as divisões territoriais que hoje se apresentam como ele se caracteriza, o que têm em comum e se estão de acordo com a realidade. Por meio desse estudo buscamos solidificar a identidade do território e entender quais as suas necessidades e como são as relações dentro da comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental Tamanduá - Gama-DF. Após a conclusão da análise e discussão dos resultados foi possível identificar 3 núcleos de identidade territorial que integram a comunidade escolar, o que se diferencia dos 7 núcleos descritos nos documentos da escola, cujo agrupamento se dava tendo como principal indicativo os pontos de referência identificado pelos estudantes e não dos aspectos socioambientais locais.
Abstract: The present work seeks to understand the identity dynamics of the Centro de Ensino Fundamental Tamanduá do Gama - DF, understanding the challenges faced and the role of the school in face of them. The school began its work in 1959, with only one teacher and one director and, as it is one of the first public social institutions in the region, it represents the place where the community seeks references or attributions of the roles of other public institutions and, therefore, is of It is a great responsibility to work in the face of this reality. More than being aware of what is happening, the aim is to understand what is around them and how these events interfere in the structure of the school. These perceptions of change were guided not only by the territorial location, but also by being in accordance with their training history and the relationship that these subjects maintain with work and production on the land. The research process was based on qualitative research that included the construction of social cartography, documentary research, interviews with the participation of representative segments of parents and guardians, students, education professionals and teachers. Visits to territories, conversation circles and collective coordination were carried out in order to identify advances and challenges that the school faces in dialogue with the principles of “Education in the Countryside”. Thus, seeking to know beyond the physical and social reality of the school, to also understand the relations of production and work in this territory, to identify the means of transport used by students and the paths that permeate their lines of paths to arrive at school. We want to understand the territorial divisions that present themselves today, how it is characterized, what they have in common. And does this configuration of territories agree with the reality we live in? Through this study, we seek to solidify the territory's identity and understand its needs and relationships within the school community of the Centro de Ensino Fundamental Tamanduá - Gama-DF. After concluding the analysis and discussion of the results, it was possible to identify 3 territorial identity cores that make up the school community, which differs from the 7 cores described in the school documents, whose grouping took place with reference to the school bus lines and not of local socioenvironmental aspects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.
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