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Título: O processo de regularização fundiária do Centro Educacional Engenho das Lajes : em busca de recursos para custeios de investimentos na construção de quadra esportiva
Autor(es): Lima, Cícero da Silva
Orientador(es): Santos, Clarice Aparecida dos
Assunto: Escola rural
Distrito Federal (DF) - regularização fundiária
Data de apresentação: 3-Jul-2023
Data de publicação: 1-Dez-2023
Referência: LIMA, Cícero da Silva. O processo de regularização fundiária do Centro Educacional Engenho das Lajes: em busca de recursos para custeios de investimentos na construção de quadra esportiva. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo de conclusão de curso de pós-graduação visa fazer uma revisão documental historiográfica do processo de regularização fundiária do CED Engenho das Lajes, escola pública do DF, localizada na Cidade do Gama, como estratégia para permitir o recebimento de recursos financeiros que permitam melhoria na infraestrutura da escola. Propõe, ainda, uma análise do processo histórico da construção da Escola, localizada em uma área rural da Cidade do Gama, quando de sua fundação e que em data presente se constitui em novo barreiro da Cidade. O estudo aborda os procedimentos de regularização fundiária embasados no macrozoneamento das áreas rurais, estudo técnico necessário a ocupação do Solo do DF, onde se encontram as Escolas do Campo do GDF, em especial o CED do Engenho das Lajes. A pesquisa tem como foco a identificação dos eventos registrados na historiografia da construção de Brasília, o estabelecimento da comunidade de Lajes na área rural, bem como o diagnóstico dos acontecimentos históricos e individuais que contribuíram para a construção e expansão da unidade educacional, tanto em termos de infraestrutura quanto de oferta de ensino. Além disso, busca-se compreender a demanda da comunidade escolar em relação à regularização efetiva da escola como parte integrante da estrutura da (SEEDF) e do GDF. A Escola foi registrada de acordo com suas características organizacionais de oferta e atendimento à atividade educacional, seguindo as diretrizes administrativas da (SEEDF), passando por diversas etapas de desenvolvimento: fundada como Escola das Lajes em 14/01/1966, tornou-se Escola Rural Engenho das Lajes em 08/09/1969, Escola Classe Engenho das Lajes em 21/10/1976, CEM Fundamental Engenho das Lajes em 2009 e CED Engenho das Lajes em 11/05/2015. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi historiografia, garantindo rigor científico na investigação e produção do tratado acadêmico. Durante o percurso, foram consultadas obras que registram a história da escola, e os processos administrativos do GDF.
Abstract: This postgraduate course completion article aims to carry out a historiographical documentary review of the land regularization process at CED Engenho das Lajes, a public school in the Federal District, located in Cidade do Gama, as a strategy to allow the receipt of financial resources that allow for improvement in the school's infrastructure. It also proposes an analysis of the historical process of construction of the School, located in a rural area of ​Cidade do Gama, when it was founded and which today constitutes a new barrier in the City. The study addresses the land regularization procedures based on the macrozoning of rural areas, a technical study necessary for the occupation of Solo do DF, where the Escolas do Campo do GDF are located, in particular the CED of Engenho das Lajes. The research focuses on identifying the events recorded in the historiography of the construction of Brasília, the establishment of the Lajes community in the rural area, as well as the diagnosis of the historical and individual events that contributed to the construction and expansion of the educational unit, both in terms of infrastructure and educational offer. In addition, we seek to understand the demand of the school community in relation to the effective regularization of the school as an integral part of the structure of the (SEEDF) and the GDF. The School was registered according to its organizational characteristics of offering and serving educational activities, following the administrative guidelines of the (SEEDF), going through several stages of development: founded as Escola das Lajes on 01/14/1966, it became Escola Rural Engenho das Lajes on 09/08/1969, Engenho das Lajes Class School on 10/21/1976, Engenho das Lajes Fundamental CEM in 2009 and CED Engenho das Lajes on 05/11/2015. The methodology adopted for the development of the research was historiography, guaranteeing scientific rigor in the investigation and production of the academic treatise. During the course, works were consulted that record the history of the school, and the administrative processes of the GDF.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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