Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Roni Ivan Rocha de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Gleyciane Rodrigues de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Rocha, Iolanda Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Gleyciane Rodrigues de Carvalho; ROCHA, Iolanda Rodrigues. O cerrado como matriz política e pedagógica na educação do campo. 2023. 155 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Bioma Cerrado é riquíssimo em sociobiodiversidade e está presente em catorze estados brasileiros e no Distrito Federal. Devido a sua característica biodiversa é considerado uma savana brasileira. É no Cerrado onde nascem os principais aquíferos do Brasil: O Guarani, o Bambuí e o Urucuia. E nascem a principais bacias hidrográficas brasileiras. Em se tratando de Educação Ambiental pensada na Conferência de Tbilisi, verificou-se a necessidade de trabalhar a temática do bioma Cerrado na educação formal, fundamentada no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, em especial nas escolas do campo, de acordo com as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a rede pública de ensino do Distrito Federal. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa com análises documentais. Pôde-se verificar que este estudo está previsto nos principais documentos nacionais, regionais e locais relacionados à educação. De acordo com os documentos avaliados, o estudo do Cerrado como bioma essencial à preservação da vida e fundamental ao abastecimento de água no Brasil e na América Latina, torna-se necessário para uma educação significativa e compromissada com a vida no Planeta Terra. Foram avaliados os documentos da Escola Classe Lajes da Jibóia, uma Escola do Campo da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia no Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerrado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | O cerrado como matriz política e pedagógica na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T14:32:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T14:32:16Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36951 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|