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2023_GleycianeDeCarvalho_IolandaRocha_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Roni Ivan Rocha de-
dc.contributor.authorCarvalho, Gleyciane Rodrigues de Carvalho-
dc.contributor.authorRocha, Iolanda Rodrigues-
dc.identifier.citationCARVALHO, Gleyciane Rodrigues de Carvalho; ROCHA, Iolanda Rodrigues. O cerrado como matriz política e pedagógica na educação do campo. 2023. 155 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Bioma Cerrado é riquíssimo em sociobiodiversidade e está presente em catorze estados brasileiros e no Distrito Federal. Devido a sua característica biodiversa é considerado uma savana brasileira. É no Cerrado onde nascem os principais aquíferos do Brasil: O Guarani, o Bambuí e o Urucuia. E nascem a principais bacias hidrográficas brasileiras. Em se tratando de Educação Ambiental pensada na Conferência de Tbilisi, verificou-se a necessidade de trabalhar a temática do bioma Cerrado na educação formal, fundamentada no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, em especial nas escolas do campo, de acordo com as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a rede pública de ensino do Distrito Federal. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa com análises documentais. Pôde-se verificar que este estudo está previsto nos principais documentos nacionais, regionais e locais relacionados à educação. De acordo com os documentos avaliados, o estudo do Cerrado como bioma essencial à preservação da vida e fundamental ao abastecimento de água no Brasil e na América Latina, torna-se necessário para uma educação significativa e compromissada com a vida no Planeta Terra. Foram avaliados os documentos da Escola Classe Lajes da Jibóia, uma Escola do Campo da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia no Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.titleO cerrado como matriz política e pedagógica na educação do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T14:32:16Z-
dc.date.available2023-12-01T14:32:16Z-
dc.date.submitted2023-07-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36951-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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