Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36950
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GilvanOliveira_IolandaOliveira_LindauraSousa_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, Thalles-
dc.contributor.authorOliveira, Gilvan Mateus de-
dc.contributor.authorOliveira, Iolanda Helena Ribeiro Lopes de-
dc.contributor.authorSousa, Lindaura Pereira Dias de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gilvan Mateus de; OLIVEIRA, Iolanda Helena Ribeiro Lopes de; SOUSA, Lindaura Pereira Dias de. O teatro de quintal – levando alegria e colhendo saberes ao redor da escola campesina: uma análise sobre o valor do teatro na prática pedagógica da escola do campo: Centro de Ensino Fundamental São José, Planaltina-DF. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo faz uma análise sobre o valor do Projeto Teatro de Quintal como prática pedagógica, ressaltando a importância no desenvolvimento dos alunos no processo ensino/aprendizagem na escola do campo Centro de Ensino Fundamental São José, de Planaltina-DF, a partir de uma análise do projeto aplicado e os resultados observados. A metodologia deste trabalho está pautada no relato de experiência exploratória com enfoque qualitativo, uma vez que houve análise de um determinado problema, busca de soluções na prática, como também a identificação dos resultados. O trabalho tem como objetivo demonstrar que, por meio do projeto Teatro de Quintal desenvolvido na escola, é possível promover uma prática pedagógica que possibilitará os alunos o desenvolvimento sociocultural, despertando uma consciência crítica e cidadã, estimulando o autoconhecimento, pertencimento social e comunicação verbal e corporal, bem como mostrar que a dramatização promove uma grande contribuição para o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Sendo assim, o teatro se torna uma ferramenta poderosa na construção de uma educação do campo capaz de promover a interação entres os alunos, o resgate da historicidade local com sua valorização, a interação dos alunos com os cidadãos/familiares mais antigos, o lazer e o entretenimento saudável e, principalmente, a construção do processo ensino aprendizagem de forma mais lúdica e prazerosa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - educação do campopt_BR
dc.subject.keywordEscola ruralpt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.titleO teatro de quintal – levando alegria e colhendo saberes ao redor da escola campesina : uma análise sobre o valor do teatro na prática pedagógica da escola do campo : Centro de Ensino Fundamental São José, Planaltina-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T14:27:50Z-
dc.date.available2023-12-01T14:27:50Z-
dc.date.submitted2023-07-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36950-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article will make an analysis of the value of the Quintal Theater Project as a pedagogical practice, highlighting the importance of the development of the students in the teaching/learning process at the Centro de Ensino Fundamental São José, Planaltina-DF, field school. Therefore, it was an analysis of the applied project and the observed results. The methodology of this work is based on the report of exploratory experience with a qualitative approach, once I have an analysis of a specific problem, looking for practical solutions as well as identifying two results. The work has the objective of demonstrating that, through the Teatro de Quintal project developed in the school, it is possible to promote a pedagogical practice that will enable the students' sociocultural development, awakening a critical awareness and citizenship, stimulating self-awareness, social belonging and verbal and communication body, well as showing that the staging promotes a great contribution to the socio-emotional development of the students. Being thus, the theater becomes a powerful tool in the construction of a field education capable of promoting student-to-student interaction, or rescuing the local historicity with its valorization, the interaction of two students with the oldest cities/relatives, or leisure and or healthy entertainment and mainly the construction of the teaching process but learning in a more playful and rewarding way.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.