Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Venson, Elaine | - |
dc.contributor.author | Blanco, Matheus Salles | - |
dc.identifier.citation | BLANCO, Matheus Salles. UserX Story+: incorporando elementos de UX e usabilidade a histórias de usuário. 2023. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A elicitação de requisitos é uma área da Engenharia de Software de grande importância para o ciclo de vida de construção do mesmo e determina sua qualidade e potencial. Para que um software possa ser bem avaliado e utilizado pelo seu público-alvo é importante que este seja de fácil utilização e que o usuário tenha uma experiência agradável. Alguns estudos procuraram realizar adições de elementos de usabilidade em requisitos especificados com histórias de usuário. Este trabalho busca evoluir um destes estudos, em que os autores geraram uma nova gramática para uma das técnica da engenharia de requisitos -a história de usuário. O estudo em questão indica a necessidade de se determinar o nível de detalhamento dos critérios de aceitação gerados com a nova técnica. Utilizando-se dos achados no estudo mencionado e dos entendimentos decorridos da leitura do framework Os Cinco Planos, o qual visa classificar a usabilidade de um sistema a partir de estruturas de abstração e concretude, desenvolveu-se e testou-se uma evolução da gramática do estudo foco deste trabalho. Para se verificar a eficácia da técnica, testes de aceitação foram realizados com dois públicos diferentes, desenvolvedores de software e escoteiros, estes últimos sendo o público-alvo de uma aplicação em que as histórias de usuário, geradas coma técnica, foram implementadas. A partir destes testes, este trabalho discute a eficácia da técnica desenvolvida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia de requisitos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design da experiência do usuário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | UserX Story+ : incorporando elementos de UX e usabilidade a histórias de usuário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T12:37:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T12:37:18Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36943 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Requirements elicitation is an area of Software Engineering of great importance for thesoftware construction life cycle and determines its quality and potential. For a software tobe well evaluated and used by its target audience, it is important that it is easy to use andthat the user has a pleasant experience. Some studies sought to add usability elements torequirements specified with user stories. This work seeks to evolve one of these studies,in which the authors generated a new grammar for one of the requirements engineeringtechniques - the user story. The study in question indicates the need to determine the levelof detail of the acceptance criteria generated with the new technique. Using the findingsof the aforementioned study and the understandings derived from reading the frameworkOs Cinco Planos, which aims to classify the usability of a system based on structures ofabstraction and concreteness, a test was developed and tested. evolution of the grammarof the study focus of this work. To verify the effectiveness of the technique, acceptancetests were carried out with two different audiences, software developers and scouts, thelatter being the target audience of an application in which user stories, generated with thetechnique, were implemented. Based on these tests, this paper discusses the effectivenessof the developed technique. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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