Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Saulo Machado Mello de | - |
dc.contributor.author | Costa, Fábio Henrique Zózimo da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Fábio Henrique Zózimo da. Tutoria especial para estudantes surdos e surdocegos: uma possível reflexão. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo traz uma possível reflexão sobre a tutoria especial dos estudantes
surdos e surdocegos, principalmente no que tange o empenho para a adequação dos
materiais didáticos utilizados. Para a realização desse estudo, abordaremos aspectos
da educação inclusiva, como também será explicitada a realidade da comunidade
surda e a sua gama de representações sociais, históricas, culturais, linguísticas,
políticas. A tutoria especial promove o acompanhamento dos(as) alunos(as)
surdos(as) e surdocegos(as) nas atividades de graduação. É um grande desafio aos
professores, para tanto, deve-se levar em consideração uma série de aspectos que
interferem no aprendizado e na compreensão dos textos presentes no cotidiano da
universidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdocegueira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cegos - educação | pt_BR |
dc.title | Tutoria especial para estudantes surdos e surdocegos : uma possível reflexão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T11:13:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T11:13:58Z | - |
dc.date.submitted | 2023-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36935 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study brings a possible reflection on the special tutoring of deaf and
deafblind students, especially with regard to the commitment to the adequacy of
adequate teaching materials. Of the deaf community and its range of social
representations, whether historical, cultural, linguistic or political. Special tutoring
promotes the accompaniment of deaf and deafblind students in acvies, both at
undergraduate and graduate levels. And for that, a series of aspects that interfere in
the learning and understanding of texts in the daily life of the university must be taken
into account. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|