Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CariciaTemporalSoaresRaposodeOliveira.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Isentos de verdade : a nova sátira dos jornais de mentira
Autor(es): Oliveira, Carícia Temporal Soares Raposo de
Orientador(es): Adghirni, Zélia Leal
Assunto: Humorismo
Jornais
Sátira
Data de apresentação: 6-Dez-2011
Data de publicação: 6-Jun-2012
Referência: OLIVEIRA, Carícia Temporal Soares Raposo de. Isentos de verdade: a nova sátira dos jornais de mentira. 2011. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A proposta desta pesquisa consiste em estudar os "jornais" fictícios da internet, blogs ou portais que trazem manchetes e notícias falsas, e verificar seu enquadramento na categoria de sátira jornalística. As matérias apresentadas por estes veículos, apesar de não serem verídicas, se relacionam com humor com as notícias verdadeiras que estão na pauta do dia de toda a mídia. Esses tais jornais, a exemplo de The Piauí Herald (http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald) e Sensacionalista (http://www.sensacionalista.com.br), conquistaram grande audiência na web por serem extremamente ácidos nas sátiras de notícias. Estas fazem críticas pesadas às personagens da política e sociedade através das matérias inventadas com boa dose de cinismo e conhecimento do contexto apresentado nas matérias. Este trabalho procura justificar a inclusão deste formato como uma espécie moderna de sátiras já conhecidas na imprensa, como a charge.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2011.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons