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2023_EsterMacedoLira_tcc.pdf17,06 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPaulino, Fernando Oliveira-
dc.contributor.authorLira, Ester Macedo-
dc.identifier.citationLIRA, Ester Macedo. Ensino público nas periferias brasileiras: análise da série ficcional “segunda chamada”. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como tema a representação audiovisual do ensino público periférico brasileiro na série ficcional “Segunda Chamada”. Por meio da abordagem metodológica de Análise Pragmática da Narrativa proposta por Luiz Gonzaga Motta, foram analisados dois episódios da série, produzida entre 2019 e 2021 pela O2 Filmes e exibida na TV Globo. O estudo objetivou expor as características acerca do tema através da identificação da estrutura e dos elementos da narrativa, tais como principais personagens, conflitos e universo, além dos assuntos que perpassam a escola e auxiliam na formação de cidadãos. Como núcleo teórico, utilizou-se Darcy Ribeiro, Paulo Freire e José Pacheco, no tocante a educação pública; Arlindo Machado e José Carlos Aronchi de Souza, no que se refere a formato televisivo; e, Aristóteles, Robert Mckee, Syd Field e Luiz Gonzaga Motta, acerca de análise narrativa e estudos de roteiro. Os resultados de pesquisa demonstraram que a educação periférica se caracteriza, sumariamente, pela desigualdade acentuada pelo poder público e pelo destaque de questões pessoais de professores e alunos admitindo que estas devem ser conduzidas em sala de aula. Concluiu-se que as narrativas audiovisuais são capazes de demonstrar a realidade intrínseca do cenário nacional mediante aos personagens, conflitos e situações dramáticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino públicopt_BR
dc.subject.keywordSéries televisivaspt_BR
dc.subject.keywordAudiovisualpt_BR
dc.subject.keywordEducação de adultospt_BR
dc.titleEnsino público nas periferias brasileiras : análise da série ficcional “segunda chamada”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-29T14:07:35Z-
dc.date.available2023-11-29T14:07:35Z-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36924-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoMarra, Milena dos Santos-
dc.description.abstract1This monograph has as its theme the audiovisual representation of Brazilian suburban public education in the fictional series Segunda Chamada. Through the methodological approach of Pragmatic Narrative Analysis proposed by Luiz Gonzaga Motta, two episodes of the series, produced between 2019 and 2021 by O2 Filmes and shown on TV Globo, were analyzed. The study aimed to investigate the characteristics of the theme through the identification of the structure and elements of the narrative, such as main characters, conflicts and universe, in addition to the subjects that pervade the school and help in the formation of citizens. As a theoretical nucleus, Darcy Ribeiro, Paulo Freire and José Pacheco were used, regarding public education; Arlindo Machado and José Carlos Aronchi de Souza, regarding the television format; and, Aristotle, Robert Mckee, Syd Field and Luiz Gonzaga Motta, about narrative analysis and script studies. The research results showed that suburban education is characterized, summarily, by inequality accentuated by the public power and by highlighting personal issues of teachers and students, admitting that these should be conducted in the classroom. It was concluded that audiovisual narratives are capable of demonstrating the intrinsic reality of the national scene through characters, conflicts and dramatic situations.pt_BR
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