Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paulino, Fernando Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lira, Ester Macedo | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Ester Macedo. Ensino público nas periferias brasileiras: análise da série ficcional “segunda chamada”. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como tema a representação audiovisual do ensino público periférico
brasileiro na série ficcional “Segunda Chamada”. Por meio da abordagem metodológica de
Análise Pragmática da Narrativa proposta por Luiz Gonzaga Motta, foram analisados dois
episódios da série, produzida entre 2019 e 2021 pela O2 Filmes e exibida na TV Globo. O
estudo objetivou expor as características acerca do tema através da identificação da estrutura e
dos elementos da narrativa, tais como principais personagens, conflitos e universo, além dos
assuntos que perpassam a escola e auxiliam na formação de cidadãos. Como núcleo teórico,
utilizou-se Darcy Ribeiro, Paulo Freire e José Pacheco, no tocante a educação pública;
Arlindo Machado e José Carlos Aronchi de Souza, no que se refere a formato televisivo; e,
Aristóteles, Robert Mckee, Syd Field e Luiz Gonzaga Motta, acerca de análise narrativa e
estudos de roteiro. Os resultados de pesquisa demonstraram que a educação periférica se
caracteriza, sumariamente, pela desigualdade acentuada pelo poder público e pelo destaque de
questões pessoais de professores e alunos admitindo que estas devem ser conduzidas em sala
de aula. Concluiu-se que as narrativas audiovisuais são capazes de demonstrar a realidade
intrínseca do cenário nacional mediante aos personagens, conflitos e situações dramáticas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Séries televisivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Ensino público nas periferias brasileiras : análise da série ficcional “segunda chamada” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T14:07:35Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T14:07:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36924 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Marra, Milena dos Santos | - |
dc.description.abstract1 | This monograph has as its theme the audiovisual representation of Brazilian suburban public
education in the fictional series Segunda Chamada. Through the methodological approach of
Pragmatic Narrative Analysis proposed by Luiz Gonzaga Motta, two episodes of the series,
produced between 2019 and 2021 by O2 Filmes and shown on TV Globo, were analyzed. The
study aimed to investigate the characteristics of the theme through the identification of the
structure and elements of the narrative, such as main characters, conflicts and universe, in
addition to the subjects that pervade the school and help in the formation of citizens. As a
theoretical nucleus, Darcy Ribeiro, Paulo Freire and José Pacheco were used, regarding public
education; Arlindo Machado and José Carlos Aronchi de Souza, regarding the television
format; and, Aristotle, Robert Mckee, Syd Field and Luiz Gonzaga Motta, about narrative
analysis and script studies. The research results showed that suburban education is
characterized, summarily, by inequality accentuated by the public power and by highlighting
personal issues of teachers and students, admitting that these should be conducted in the
classroom. It was concluded that audiovisual narratives are capable of demonstrating the
intrinsic reality of the national scene through characters, conflicts and dramatic situations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|