Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ishikawa, Edison | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Felipe Cordeiro Pires | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Felipe Cordeiro Pires. Geração semi automática de gráficos para jornalismo de dados usando dados abertos: um estudo de caso do censo da educação superior. 2023. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Jornalismo Computacional se refere às ferramentas e algoritmos que os jornalistas usam para contar histórias. Neste contexto os dados abertos podem ser a fonte da notícia. Diferentes técnicas de manipulação de dados como Data Warehouse, Data Mining e Business Intelligence, têm sido aplicadas para responder perguntas sobre dados, porém, não se fazem por meio interativo, tornando suas respostas estáticas às perguntas definidas previamente. Essas tecnologias demandam uma alta complexidade e custo operacional elevado para extrair tais informações. Esse projeto visou criar uma aplicação capaz de gerar gráficos dinâmicos a partir da seleção instantânea de filtros sobre os dados do Censo daEducação Superior do Brasil, tendo como objetivo facilitar a interpretação desses dados por jornalistas. O protótipo implementado foi avaliado usando a escala System Usability Scale obtendo resultados satisfatórios em relação à usabilidade do sistema. Desta forma, tornou-se possível a extração de novas informações que poderão se concretizar em matérias jornalísticas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados abertos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Censo da Educação Superior (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Geração semi automática de gráficos para jornalismo de dados usando dados abertos : um estudo de caso do censo da educação superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T19:22:02Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T19:22:02Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36911 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cardoso, Suzana Guedes | - |
dc.description.abstract1 | Computational Journalism is related to the tools and algorithms that journalists use totell stories. In this context, open data can be the source of news. Different data manipulation techniques as Data Warehouses, Business Intelligence and Data Mining, have beenapplied to answer questions about data, but they are not done interactively, making theiranswers static and previously defined. These technologies demand a high complexity andexpensive operational cost to extract this information. This project aimed to create aweb application capable of generating dynamic graphics by on time selection about filters on data about the Higher Education College Census of Brazil, with the objective offacilitating the interpretation of these data by journalists community. The prototype implemented was evaluated using the System Usability Scale, obtaining satisfactory resultsregarding the usability of the system. In this way, it becomes possible to extract newinformation that can become journalistic articles. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Computação
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