Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brandão, Maria de Fátima Ramos | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Silva, Mateus Rocha da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Oliveira da; SILVA, Mateus Rocha da. 2023. viii, 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo analisa potencialidades e barreiras do uso das ferramentas digitais e da dependência virtual no público infantil em contexto escolar. O trabalho investiga a percepção de docentes da educação infantil da rede pública de ensino sobre a dependência virtual e os efeitos no aprendizado e na interação social das crianças no ambiente escolar. A metodologia utilizou abordagem exploratória e qualitativa para compreender aspectos relevantes da computação na educação infantil por meio de entrevista semi-estruturada em grupo focal com professores da Educação Infantil numa Escola Classe do Distrito Federal. A análise considerou as bases e diretrizes da BNCC, das práticas e informações de contexto pedagógico, familiar e do trabalho. Um guia “Brincar para aprender” é proposto para orientação pedagógica sobre as ferramentas e tecnologias digitais para crianças de 2 a 5anos visando o apoio aos professores e pais na orientação infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Computação - instrução e estudo | pt_BR |
dc.title | Dependência virtual na educação infantil: um estudo sobre a percepção dos docentes da rede pública de ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T19:12:20Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T19:12:20Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36909 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study examines potentials and barriers of the use of digital tools and virtual addictionin children’s audiences in a school context. The work investigates the perception ofteachers of early childhood education in the public school network on virtual addictionand the effects on learning and social interaction of children in the school environment. The methodology used an exploratory and qualitative approach to understand relevantaspects of computer of computing in early childhood education through semi-structured interviews in focus groups with focal group with kindergarten teachers in a school in the Federal District. A analysis considered the bases and guidelines of the BNCC, practicesand information from pedagogical pedagogical, family and work context. A guide "Playingto learn" is proposed for pedagogical guidance on digital tools and technologies for childrenfrom 2 to 5 years aimed at supporting teachers and parents in child guidance. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Computação
|