Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36909
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrunoSilva_MateusSilva_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrandão, Maria de Fátima Ramos-
dc.contributor.authorSilva, Bruno Oliveira da-
dc.contributor.authorSilva, Mateus Rocha da-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Oliveira da; SILVA, Mateus Rocha da. 2023. viii, 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa potencialidades e barreiras do uso das ferramentas digitais e da dependência virtual no público infantil em contexto escolar. O trabalho investiga a percepção de docentes da educação infantil da rede pública de ensino sobre a dependência virtual e os efeitos no aprendizado e na interação social das crianças no ambiente escolar. A metodologia utilizou abordagem exploratória e qualitativa para compreender aspectos relevantes da computação na educação infantil por meio de entrevista semi-estruturada em grupo focal com professores da Educação Infantil numa Escola Classe do Distrito Federal. A análise considerou as bases e diretrizes da BNCC, das práticas e informações de contexto pedagógico, familiar e do trabalho. Um guia “Brincar para aprender” é proposto para orientação pedagógica sobre as ferramentas e tecnologias digitais para crianças de 2 a 5anos visando o apoio aos professores e pais na orientação infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCultura digitalpt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordComputação - instrução e estudopt_BR
dc.titleDependência virtual na educação infantil: um estudo sobre a percepção dos docentes da rede pública de ensino do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T19:12:20Z-
dc.date.available2023-11-27T19:12:20Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36909-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study examines potentials and barriers of the use of digital tools and virtual addictionin children’s audiences in a school context. The work investigates the perception ofteachers of early childhood education in the public school network on virtual addictionand the effects on learning and social interaction of children in the school environment. The methodology used an exploratory and qualitative approach to understand relevantaspects of computer of computing in early childhood education through semi-structured interviews in focus groups with focal group with kindergarten teachers in a school in the Federal District. A analysis considered the bases and guidelines of the BNCC, practicesand information from pedagogical pedagogical, family and work context. A guide "Playingto learn" is proposed for pedagogical guidance on digital tools and technologies for childrenfrom 2 to 5 years aimed at supporting teachers and parents in child guidance.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.