Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36908
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrunoMatiasBiondini_et_al_tcc.pdf2,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Unidade de redução de benzeno em nafta reformada
Autor(es): Biondini, Bruno Matias
Procópio, Daniele de Souza
Silva, Danyel Ferreira da
Alexandre, Evelyn Christine Gonçalves
Guimarães Júnior, Evando Machado
Castro, Franciele Barbosa de
Almeida, Gabriel Andrade de
Silva, Gleyce Araujo da
Sales, Guilherme Soares
Silva, Helber Wilhans Rodrigues da
Ramos, Iago Azevedo
Ramalho, Júlia Guimarães
Torres, Júlia Ramirez
Rodrigues, Lucas Borges
Jaber, Luis Felipe Lopes
Cunha, Luiz Fellipe de Andrade
Cruz, Nicoly Mendes da
Nolte, Nicholas Andrade
Figueiredo, Samuel Victor Carneiro
Penha, Thiago Soares
Silva, Vitor Augusto Nogueira Guimarães
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Planta química
Destilação
Gasolina
Benzeno
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 27-Nov-2023
Referência: BIONDINI, Bruno Matias et al. Unidade de redução de benzeno em nafta reformada. 2023. 187 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente projeto consiste na realização da engenharia de processos de uma planta de hidrorrefino de nafta de reforma catalítica. Com o objetivo final de cumprir com as normativas ambientais, a planta visa reduzir o teor de benzeno das gasolinas abaixo de 1% vol. A nafta procedente do reformado catalítico contém de 2 a 6 % vol e, em algumas refinarias, compõe entre 40% e 70% da fonte de gasolina. Por essa razão, é necessária a instalação de unidades que, mediante hidrogenação, reduzam o teor de benzeno (de natureza nociva) das naftas reformadas. Visando obter um processo bemotimizado e considerando o custo da planta, foram realizadas simulações e otimizações dos equipamentos responsáveis pelas operações unitárias comuns a esse processo, nosoftware Aspen HYSYS (versão 12.1).Dentre os equipamentos dimensionados, tem-se: quatro bombas centrífugas, para a circulação da carga de nafta reformada até o limite de bateria da planta; dez trocadores de calor, responsáveis pelo controle de temperatura das correntes e por boa parte da eficiência energética do processo; duas colunas de destilação, sendo uma do tipo splitter, para obtenção a corrente leve (enviada até a unidade de hidrogenação, que ocorre no reator) e a outra estabilizadora, para eliminação dos componentes leves eajuste da pressão de vapor da corrente de reforma; um reator do tipo PFR com a utilização do catalisador de paládio-prata e taxa de conversão de 100%; dois vasos acumuladores e dois vasos separadores horizontais, a fim de minimizar flutuações e perturbações que possam atrapalhar o andamento do processo e realizar a separação da fase líquida e vapor, respectivamente. Para garantir que a planta funcione continuamente em torno das condições ótimas de projeto, foi feito um diagrama P&ID para a torre de destilação T-100 e seus equipamentos auxiliares, com a inserção de todos os indicadores, malhas de controle e elementos de segurança. Quanto à rentabilidade do projeto, observou-se alta sensibilidade da margem de lucro aos preços das matérias-primas e produtos, relacionada ao preço de venda do mercado e dos custos operacionais. Por meio de uma análise de sensibilidade da rentabilidade do projeto frente ao preço da nafta reformada hidrogenada, foi possível estudar a atratividade econômica da unidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.