Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, María del Rosário Tatiana | - |
dc.contributor.author | Costa, Rafaella Lassance Lima | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Rafaella Lassance Lima. Pedagogias culturais no ensino das artes visuais: um estudo sobre educação como arte e arte como educação. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca estudar iniciativas artístico-pedagógicas de artistas e professores-artistas que
trabalham, em suas práticas, com a Pedagogia Cultural em articulação com uma perspectiva
descolonizadora. Para isso, analisa-se a obra “Cátedra Arte de Conduta”, de Tania Bruguera, e os
projetos pedagógicos, de Leísa Sasso, com respaldo nas teorias decoloniais – a pedagogia crítica de
Paulo Freire e a teoria da sociologia da imagem, de Silvia Rivera. Dessa forma, torna-se possível
pensar uma educação em artes visuais descolonizadora e com aporte no estudo crítico das visualidades, em diálogo com a rede de significados, com o repertório cultural latino-americano e com as realidades sociais dos estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - processos criativos | pt_BR |
dc.title | Pedagogias culturais no ensino das artes visuais : um estudo sobre educação como arte e arte como educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T18:49:32Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T18:49:32Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36907 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to study artistic-pedagogical initiatives by artists and teacher-artists who work, in their
practices, with the Cultural Pedagogy in articulation with a decolonizing perspective. For this, it
analyses the work “Cátedra Arte de Conducta”, by Tania Bruguera, and the pedagogical projects, by
Leísa Sasso, with the support from decolonial theories – the Critical Pedagogy of Paulo Freire and the
Visual Sociology of Silvia Rivera. In this regard, it becomes possible to think of a decolonizing
education in visual arts, based in the critical study of the visualities, in dialogue with the network of
meanings, the Latin-American cultural repertoire and the social realities of the students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|