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Título: Política e diversão : a relação entre comunicação política, mídias sociais e videogames no Brasil
Autor(es): Toni, Rafael Gonçalves De
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Redes sociais on-line
Comunicação na política
Jogos eletrônicos
Mídia digital
Data de apresentação: 23-Jul-2023
Data de publicação: 27-Nov-2023
Referência: TONI, Rafael Gonçalves De. Política e diversão: a relação entre comunicação política, mídias sociais e videogames no Brasil. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta monografia apresenta uma análise das diferentes formas que atores políticos se apropriam dos videogames para alcançar maior engajamento. Os questionamentos que guiaram a pesquisa tem relação com a forma que os videogames têm modificado a comunicação política no Brasil. A parte teórica-conceitual é composta por uma revisão bibliográfica de textos que abordam de forma introdutória os temas da midiatização e da ludificação para basear o contexto geral da pesquisa. De forma complementar, são utilizados conceitos dos Game Studies para abordar uma lógica midiática dos games e o processo de ludificação da cultura. Ainda na parte conceitual são apresentadas três definições que abordam especificamente a relação entre política e videogames. Estas definições estão divididas entre “jogos persuasivos”, “politainment” e “política casual”. O mapeamento foi feito a partir de notícias de jornais e mensagens circuladas em mídias digitais com a intenção de encontrar a maior diversidade de casos possíveis. Com base nas definições sobre jogos e políticas, foram encontrados cinco tipos de apropriação dos videogames com finalidade política, que seguem uma ordem de maior utilização dos jogos virtuais e de seus elementos até uma menor utilização, com os jogos presentes apenas como pano de fundo. Ao final, conclui-se que a utilização de videogames na política extrapola o universo dos “games”, alcançando outros meios de comunicação, sendo assim, um fenômeno transmidiático. Além disso, foi possível constatar que as características dos designs de jogos podem ser de grande relevância para política, mesmo quando não há o uso direto de videogames. Isso possibilita a percepção de uma “gamificação da política”, ou, mais amplamente, uma “ludificação da política”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
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