Título: | Política e diversão : a relação entre comunicação política, mídias sociais e videogames no Brasil |
Autor(es): | Toni, Rafael Gonçalves De |
Orientador(es): | Abers, Rebecca Neaera |
Assunto: | Redes sociais on-line Comunicação na política Jogos eletrônicos Mídia digital |
Data de apresentação: | 23-Jul-2023 |
Data de publicação: | 27-Nov-2023 |
Referência: | TONI, Rafael Gonçalves De. Política e diversão: a relação entre comunicação política, mídias sociais e videogames no Brasil. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta monografia apresenta uma análise das diferentes formas que atores políticos se
apropriam dos videogames para alcançar maior engajamento. Os questionamentos que guiaram
a pesquisa tem relação com a forma que os videogames têm modificado a comunicação política
no Brasil. A parte teórica-conceitual é composta por uma revisão bibliográfica de textos que
abordam de forma introdutória os temas da midiatização e da ludificação para basear o contexto
geral da pesquisa. De forma complementar, são utilizados conceitos dos Game Studies para
abordar uma lógica midiática dos games e o processo de ludificação da cultura. Ainda na parte
conceitual são apresentadas três definições que abordam especificamente a relação entre
política e videogames. Estas definições estão divididas entre “jogos persuasivos”,
“politainment” e “política casual”. O mapeamento foi feito a partir de notícias de jornais e
mensagens circuladas em mídias digitais com a intenção de encontrar a maior diversidade de
casos possíveis. Com base nas definições sobre jogos e políticas, foram encontrados cinco tipos
de apropriação dos videogames com finalidade política, que seguem uma ordem de maior
utilização dos jogos virtuais e de seus elementos até uma menor utilização, com os jogos
presentes apenas como pano de fundo. Ao final, conclui-se que a utilização de videogames na
política extrapola o universo dos “games”, alcançando outros meios de comunicação, sendo
assim, um fenômeno transmidiático. Além disso, foi possível constatar que as características
dos designs de jogos podem ser de grande relevância para política, mesmo quando não há o uso
direto de videogames. Isso possibilita a percepção de uma “gamificação da política”, ou, mais
amplamente, uma “ludificação da política”. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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