Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36879
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CamillaDaSilvaSampaio_tcc.pdf793,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
Autor(es): Sampaio, Camilla da Silva
Orientador(es): Silva, Noriberto Barbosa da
Assunto: Educação física
Prática de ensino - educação física
Educação física (Ensino médio)
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 24-Nov-2023
Referência: SAMPAIO, Camilla da Silva. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O desinteresse nas aulas de Educação Física vem se aparentando aos longos dos anos, sendo de total relevância trazer estudos científicos acerca do tema. Nesse trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo de identificar quais fatores influenciam os alunos a não participarem das aulas de educação física. Outros objetivos foram investigar quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que implicam na desmotivação, analisar se os recursos pedagógicos implicam na desmotivação nas aulas de educação física, identificar as metodologias aplicadas pelo docente e investigar possíveis desinteresses pelos alunos nas aulas de educação física. Analisando quais são as metodologias dos professores, fatores intrínsecos e extrínsecos, recursos pedagógicos e qual o cenário da Educação Física. Para este estudo foi analisado dados de alunos do ensino médio, sendo 500 alunos entre 15 e18 anos. Os resultados obtidos na amostra mostram o quanto o meio extrínseco interfere no interesse dos alunos em participarem das aulas de educação física, as meninas são as mais prejudicadas no ensino-aprendizagem.
Abstract: The disinterest in physical education classes has been appearing over the years, being of total relevance to bring scientific studies on the subject. In this course completion work, aims to identify what factors influence students not to participate in physical education classes. Other objectives were to investigate what are the intrinsic and extrinsic factors that imply demotivation, analyze whether pedagogical resources imply demotivation in physical education classes, identify the methodologies applied by the teacher and investigate possible disinterest by students in physical education classes. Analyzing what are the methodologies of teachers, intrinsic and extrinsic factors, pedagogical resources and what is the scenario of physical education. For this study was analyzed data from high school students, being 500 students between 15 to 18 years. The results obtained in the sample show how much the extrinsic environment interferes with the students’ interest in participating in physical education classes, girls are the most affected in teaching-learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.