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Título: Desenvolvimento de arquitetura eletroeletrônica para veículo de pequena escala
Autor(es): Duarte, João Vítor Cavalcanti
Figueiredo, Pedro Henrique Lourenço
Orientador(es): Silva, Rafael Rodrigues
Assunto: Automóveis - projetos e construção
Direção de automóveis
Automação
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 24-Nov-2023
Referência: DUARTE, João Vítor Cavalcanti ; FIGUEIREDO, Pedro Henrique Lourenço. Desenvolvimento de arquitetura eletroeletrônica para veículo de pequena escala. 2023. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com a crescente tendência de eletrificação e de automação dos veículos, surge a grande demanda por sistemas de controle automotivo em seus diversos subsistemas. Neste estudo, são abordados os sistemas de direção e de aceleração e frenagem, que estão presentes em todos os carros comercializados no mundo atualmente e que são de indispensável aplicação para a segurança e para o conforto. Nesse sentido, são desenvolvidos dois sistemas de controle baseados em controladores PID para um veículo de pequena escala e uma rede de comunicação entre essas unidades de controle, por meio do protocolo CAN. Desse modo, este trabalho explora ferramentas virtuais voltadas para a modelagem e simulação dos sistemas de controle, bem como para a comunicação entre as unidades de controle, baseando-se na teoria de controle de sistemas. Assim, foi possível obter resultados demonstrativos do comportamento dos subsistemas quando submetidos a diferentes tipos de entrada, bem como submeter o veículo de pequena escala, com os sistemas embarcados, a testes de validação.
Abstract: With the growing trend of electrification and automation of vehicles, there is a great demand for automotive control systems in their various subsystems. In this study, the steering, acceleration and braking systems are present, which are present in practically all cars produced in the world today and which are of indispensable application for safety and comfort. In the meantime, for a small-scale vehicle, two control systems based on PID controllers are developed, one for each subsystem, and a communication network between these control units, through the CAN protocol. In this sense, this work uses virtual tools to modeling and simulating of control systems, as well as to communication between the control units, based on the theory of control systems. Thus, it was possible to obtain results demonstrating the behavior of the subsystems when submitted to different types of inputs, as well as submitting the small-scale vehicle, with embedded systems, to validation tests.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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