Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CamilaCandidoLustosa_tcc.pdf593,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecendo a infância e suas vulnerabilidades : uma revisão integrativa
Autor(es): Lustosa, Camila Cândido
Orientador(es): Montagner, Maria Inez
Assunto: Saúde coletiva
Saúde materno-infantil
Violência nas crianças
Primeira infância
Data de apresentação: 7-Fev-2023
Data de publicação: 24-Nov-2023
Referência: LUSTOSA, Camila Cândido. Conhecendo a infância e suas vulnerabilidades: uma revisão integrativa. 2023. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A primeira infância abrange o período desde a concepção até os 6 anos de idade. A fase é vista como fonte de oportunidades essenciais para a saúde, o aprendizado, o desenvolvimento, o bem-estar social e o emocional das crianças. Este trabalho buscou compreender quais são as vulnerabilidades que as crianças de zero a seis anos estão sendo expostas com base na literatura. A metodologia teve por parâmetro uma revisão integrativa da literatura, no banco de dados Scientific Eletronic Library Online, SciELO. Os critérios de inclusão incluíram a leitura do título, os artigos completos disponíveis para leitura em português, a publicação no período julho de 2015 a julho de 2020. Como critério de exclusão optou-se por não utilizar artigos em língua estrangeira, artigos que tratavam apenas de pesquisas em biomedicina ou de dados biofísicos. Preencheu os critérios de elegibilidade de 27artigos. A partir da leitura dos artigos foram criadas categorias com os principais temas relacionados as vulnerabilidades na infância. O estudo aponta que uma diversidade de exposições tais com fatores históricos, socioeconômicos e familiares que impactam diretamente no desenvolvimento da criança. Assim, necessita-se de estratégias de enfrentamento e um olhar atento quanto às vulnerabilidades dessas crianças, ao ponto que a Saúde Coletiva disponibilize ações de reconhecimento das negligências, violências e abusos contra as crianças. As estratégias devem ser partilhadas entre o Estado, a sociedade e as famílias.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Ceilândia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.