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Título: Política e mídias sociais : a relação do voto em candidatos outsiders
Autor(es): Fernandes, Mateus Calebe Curado
Orientador(es): Machado, Marcela
Assunto: Sistema eleitoral
Redes sociais on-line
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Candidato político
Câmara dos Deputados - Brasil
Data de apresentação: 15-Set-2023
Data de publicação: 23-Nov-2023
Referência: FERNANDES, Mateus Calebe Curado. Política e mídias sociais: a relação do voto em candidatos outsiders. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho de pesquisa busca analisar o impulsionamento eleitoral que candidatos, que nunca tinham sido eleitos a nenhum cargo político antes, atingiram nas duas últimas eleições devido ao uso de mídias sociais em favor da consolidação de sua imagem e divulgação de ideologia. Ou melhor, o trabalho que aqui se trata, possui como cerne de investigação a pergunta: “como a condição midiática das redes sociais influencia na eleição de candidatos outsiders?”. Mediante essa linha de investigação, suponha-se que nas últimas eleições, em específico 2018 e 2022, candidatos com baixa trajetória política eleitoral usufruíram-se das mídias digitais para fazer campanha eleitoral e consolidação de suas imagens, conseguindo estar entre os mais votados do país devido ao meio de comunicação digital. Tal hipótese, como será pontuado ao longo do trabalho, demonstrou-se correta haja vista a análise de redes sociais e meios de buscas que os candidatos obtiveram na plataforma de pesquisa na web do Google. O cerne da pesquisa foi observar o papel das mídias sociais como fator de impulsionamento de agentes outsiders à política para a Câmara dos Deputados. A análise do perfil dos candidatos e de suas redes sociais são objetos focais na pesquisa na mensuração de consolidação política, tornando as personalidades em vozes ativas no cenário nacional. O uso de análise de dados nas redes, Google Trends, foi um instrumento utilizado na pesquisa para determinar o número de buscas que os candidatos tiveram ao longo do ano eleitoral e o alcance no território nacional que conseguiram atingir. O trabalho foi dividido em 7 partes centrais sendo a primeira uma abordagem teórica de compreensão da influência das informações sobre o eleitorado. A segunda, relativa ao impulsionamento que as mídias sociais geram, isto é, os candidatos analisados apresentaram uma maior divulgação de suas imagens por meio das redes sociais em comparação ao resto dos membros da câmara baixa. Em seguida, foi tratado sobre a conceituação de outsiders e midiáticos e como os políticos estão cada vez mais atentos a essa divulgação para com o eleitorado. Posteriormente, foi abordado sobre o sistema eleitoral proporcional e a demonstração de que os candidatos outsiders midiáticos, mesmo usufruindo da proporcionalidade, ainda receberam um volume considerável de votos nominais. Consecutivamente, é analisado o perfil dos candidatos selecionados em 2018 e 2022 e aferindo a temática que está diretamente ligada a estes. Sucessivamente, é observado o número de seguidores nas redes sociais e a vantagem numérica que possuem em relação aos demais deputados federais. Por fim, verifiquei as buscas na plataforma Google e quanto os candidatos aqui selecionados foram procurados na plataforma.
Abstract: The research aims to analyze the electoral boost that candidates who had never been elected to any political office before achieved in the last two elections due to the use of social media in favor of consolidating their image and ideology dissemination. In other words, the work at hand has as its core research question: "how does the media presence on social networks influence the election of outsider candidates?" Through this line of investigation, it is assumed that in the last elections, specifically in 2018 and 2022, candidates with a limited electoral political history utilized digital media for election campaigns and the consolidation of their images, managing to be among the most voted candidates in the country due to digital communication. As will be pointed out throughout the work, this hypothesis proved to be correct, as evidenced by the analysis of social networks and search metrics that the candidates obtained on the Google web search platform. The core of the research was to observe the role of social media as a factor in boosting outsider agents into the politics of the Chamber of Deputies. The analysis of the candidates' profiles and their social networks is a focal point in the research for measuring political consolidation, turning these personalities into active voices on the national stage. The use of data analysis on social networks, Google Trends, was an instrument used in the research to determine the number of searches the candidates received during the electoral year and the national reach they managed to achieve. The work was divided into 7 central parts, with the first being a theoretical approach to understanding the influence of information on the electorate. The second part relates to the boost generated by social media, that is, the analyzed candidates showed greater dissemination of their images through social networks compared to the rest of the members of the lower house. Next, the conceptualization of outsiders and media figures was discussed, and how politicians are increasingly attentive to this outreach to the electorate. Subsequently, the proportional electoral system was addressed, demonstrating that media outsider candidates, despite benefiting from proportionality, still received a considerable volume of nominal votes. Successively, the profiles of the selected candidates in 2018 and 2022 were analyzed, and the theme directly related to them was assessed. Additionally, the number of followers on social networks and the numerical advantage they have over other federal deputies were observed. Finally, I examined the searches on the Google platform and how often the selected candidates were looked up on the platform.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
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Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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