Título: | Política e mídias sociais : a relação do voto em candidatos outsiders |
Autor(es): | Fernandes, Mateus Calebe Curado |
Orientador(es): | Machado, Marcela |
Assunto: | Sistema eleitoral Redes sociais on-line Redes sociais on-line - comportamento de usuários Candidato político Câmara dos Deputados - Brasil |
Data de apresentação: | 15-Set-2023 |
Data de publicação: | 23-Nov-2023 |
Referência: | FERNANDES, Mateus Calebe Curado. Política e mídias sociais: a relação do voto em candidatos outsiders. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa busca analisar o impulsionamento eleitoral que candidatos,
que nunca tinham sido eleitos a nenhum cargo político antes, atingiram nas duas últimas
eleições devido ao uso de mídias sociais em favor da consolidação de sua imagem e
divulgação de ideologia. Ou melhor, o trabalho que aqui se trata, possui como cerne de
investigação a pergunta: “como a condição midiática das redes sociais influencia na eleição de
candidatos outsiders?”. Mediante essa linha de investigação, suponha-se que nas últimas
eleições, em específico 2018 e 2022, candidatos com baixa trajetória política eleitoral
usufruíram-se das mídias digitais para fazer campanha eleitoral e consolidação de suas
imagens, conseguindo estar entre os mais votados do país devido ao meio de comunicação
digital. Tal hipótese, como será pontuado ao longo do trabalho, demonstrou-se correta haja
vista a análise de redes sociais e meios de buscas que os candidatos obtiveram na plataforma
de pesquisa na web do Google.
O cerne da pesquisa foi observar o papel das mídias sociais como fator de
impulsionamento de agentes outsiders à política para a Câmara dos Deputados. A análise do
perfil dos candidatos e de suas redes sociais são objetos focais na pesquisa na mensuração de
consolidação política, tornando as personalidades em vozes ativas no cenário nacional. O uso
de análise de dados nas redes, Google Trends, foi um instrumento utilizado na pesquisa para
determinar o número de buscas que os candidatos tiveram ao longo do ano eleitoral e o
alcance no território nacional que conseguiram atingir. O trabalho foi dividido em 7 partes
centrais sendo a primeira uma abordagem teórica de compreensão da influência das
informações sobre o eleitorado. A segunda, relativa ao impulsionamento que as mídias sociais
geram, isto é, os candidatos analisados apresentaram uma maior divulgação de suas imagens
por meio das redes sociais em comparação ao resto dos membros da câmara baixa. Em
seguida, foi tratado sobre a conceituação de outsiders e midiáticos e como os políticos estão
cada vez mais atentos a essa divulgação para com o eleitorado. Posteriormente, foi abordado
sobre o sistema eleitoral proporcional e a demonstração de que os candidatos outsiders
midiáticos, mesmo usufruindo da proporcionalidade, ainda receberam um volume
considerável de votos nominais. Consecutivamente, é analisado o perfil dos candidatos
selecionados em 2018 e 2022 e aferindo a temática que está diretamente ligada a estes.
Sucessivamente, é observado o número de seguidores nas redes sociais e a vantagem numérica que possuem em relação aos demais deputados federais. Por fim, verifiquei as buscas na plataforma Google e quanto os candidatos aqui selecionados foram procurados na plataforma. |
Abstract: | The research aims to analyze the electoral boost that candidates who had never been
elected to any political office before achieved in the last two elections due to the use of social
media in favor of consolidating their image and ideology dissemination. In other words, the
work at hand has as its core research question: "how does the media presence on social
networks influence the election of outsider candidates?" Through this line of investigation, it
is assumed that in the last elections, specifically in 2018 and 2022, candidates with a limited
electoral political history utilized digital media for election campaigns and the consolidation
of their images, managing to be among the most voted candidates in the country due to digital
communication. As will be pointed out throughout the work, this hypothesis proved to be
correct, as evidenced by the analysis of social networks and search metrics that the candidates
obtained on the Google web search platform.
The core of the research was to observe the role of social media as a factor in
boosting outsider agents into the politics of the Chamber of Deputies. The analysis of the
candidates' profiles and their social networks is a focal point in the research for measuring
political consolidation, turning these personalities into active voices on the national stage. The
use of data analysis on social networks, Google Trends, was an instrument used in the
research to determine the number of searches the candidates received during the electoral year
and the national reach they managed to achieve. The work was divided into 7 central parts,
with the first being a theoretical approach to understanding the influence of information on
the electorate. The second part relates to the boost generated by social media, that is, the
analyzed candidates showed greater dissemination of their images through social networks
compared to the rest of the members of the lower house. Next, the conceptualization of
outsiders and media figures was discussed, and how politicians are increasingly attentive to
this outreach to the electorate. Subsequently, the proportional electoral system was addressed,
demonstrating that media outsider candidates, despite benefiting from proportionality, still
received a considerable volume of nominal votes. Successively, the profiles of the selected
candidates in 2018 and 2022 were analyzed, and the theme directly related to them was
assessed. Additionally, the number of followers on social networks and the numerical
advantage they have over other federal deputies were observed. Finally, I examined the searches on the Google platform and how often the selected candidates were looked up on the
platform. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.