Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarianaSoutoMaiorSaba_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Nomeações como estratégia de desmantelamento de capacidades estatais : uma análise do perfil dos nomeados para o alto-escalão do MMA (2019-2022)
Autor(es): Saba, Mariana Souto Maior
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Burocracia
Cargos comissionados
Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Políticas públicas
Brasil - política e governo 2019-2022
Data de apresentação: Jul-2023
Data de publicação: 23-Nov-2023
Referência: SABA, Mariana Souto Maior. Nomeações como estratégia de desmantelamento de capacidades estatais: uma análise do perfil dos nomeados para o alto-escalão do MMA (2019-2022). 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as nomeações feitas durante o governo do Presidente Jair Bolsonaro aos cargos de alto escalão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e como essas nomeações foram utilizadas como estratégia para desmantelar as capacidades estatais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foram analisadas a Direção de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (DIMAN/ICMBio), a Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro/IBAMA) e os cargos de Superintendência do IBAMA nos estados, responsáveis por atividades de fiscalização ambiental. A pesquisa investiga a nomeação desses servidores a partir de dois testes (1) se os servidores tinham competência técnica ou experiência prévia na área ambiental e (2) se eram analistas ambientais de carreira, militares ou se possuíam outras profissões anteriores à nomeação, como advogados e empresários. O estudo utiliza dados do Diário Oficial da União e outros portais para mapear os perfis dos nomeados e analisar o tempo entre exonerações e nomeações, buscando mapear também cargos estratégicos que foram deixados vagos durante o período. A pesquisa revela a utilização das nomeações como forma de barrar a agenda ambiental e impedir políticas públicas voltadas para o controle do desmatamento e preservação ambiental, a partir da inserção de atores que possuíam interesses contrários à fiscalização e controle do desmatamento realizados por esses órgãos em seus cargos estratégicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.