Título: | Goal Question Feedback : uma abordagem para a avaliação da afetividade em UX no contexto do desenvolvimento ágil de software |
Autor(es): | Gomide, Victor Alves |
Orientador(es): | Venson, Elaine |
Assunto: | Métodos agéis Design da experiência do usuário Afetividade |
Data de apresentação: | 26-Jul-2023 |
Data de publicação: | 22-Nov-2023 |
Referência: | GOMIDE, Victor Alves. Goal Question Feedback: uma abordagem para a avaliação da afetividade em UX no contexto do desenvolvimento ágil de software. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Nas últimas décadas, houve uma mudança no panorama da Engenharia de Software, da era pré-consumidor para a era do consumo. Assim, surgiu a consolidação do desenvolvimento ágil, devido à necessidade de resposta rápida às mudanças; e o interesse pela afetividade, para atender às necessidades emocionais do usuário. Visando integrar esses dois campos, o presente trabalho propõe uma abordagem prática para se avaliar a afetividade de um design de UX que possa ser incorporada ao ciclo de desenvolvimento ágil de software. Soluções anteriores e o modelo Goal Question Metric (GQM) foram explorados para se elaborar uma nova abordagem, o Goal Question Feedback (GQF). Essa última foi testada para o aplicativo de relacionamento Umatch, empregando-se a técnica de entrevista individual com dez graduandos. Os dados foram analisados na forma de gráficos, o quepermitiu identificar diversos pontos de melhoria relacionados à afetividade do produto, como a dificuldade nos primeiros usos e uma grande impaciência em relação ao limite diário de reações. A abordagem se mostrou eficiente ao seu propósito e integrável ao ciclo de desenvolvimento ágil. Recomenda-se o uso de ferramentas automatizadas no processo de coleta e análise de dados. Para pesquisas futuras, são sugeridos estudos empíricos adicionais, e também estudos que explorem os aspectos psicológicos, filosóficos e sociais da afetividade. |
Abstract: | In the last decades, there has been a paradigm shift in Software Engineering, from preconsumer era to consumer era. Therefore, came the consolidation of agile development,due to the need for fast response to change; and the interest in affectivity, to meet theuser’s emotional needs. Aiming to integrate those two fields, the present work proposesa practical approach to evaluate the affectivity of an UX design which can be incorporated to software agile development cycle. Previous solutions and the Goal QuestionMetric (GQM) model were explored to elaborate a whole new approach, the Goal Question Feedback (GQF). The latest was tested for the Umatch dating app, employing theindividual interview technique with ten undergraduates. Data were analyzed in the formof graphs, which allowed the identification of several improvement points related to theproduct affectivity, such as difficulty on first uses and great impatience regarding the daily limit of reactions. The approach has shown to be efficient to its purpose and integrable tothe agile development cycle. The use of automated tools in the process of data collectionand analysis is recommended. For future research, additional empirical studies are suggested, and also studies that explore affectivity’s psychological, philosophical and socialaspects. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.