Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ItaloAlvesGuimaraes_tcc.pdf11,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de um aplicativo de apoio para a disciplina gamificada em IHC
Autor(es): Guimarães, Ítalo Alves
Orientador(es): Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
Assunto: Interação homem-máquina
Aplicativo - design
Software de aplicação - desenvolvimento
Gamificação
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 22-Nov-2023
Referência: GUIMARÃES, Ítalo Alves. Implementação de um aplicativo de apoio para a disciplina gamificada em IHC. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a implementação de um aplicativo para a disciplina gamificada de Interação Humano-Computador na Universidade de Brasília(UnB). A gamificação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos em seu processo de aprendizagem. O aplicativo desenvolvido visa complementar a experiência da disciplina de IHC, oferecendo recursos e funcionalidades gamificadas que promovam a participação ativa dos alunos. Para alcançar esse objetivo, foram utilizados métodos e conceitos da Engenharia de Software, que incluiu o estudo da literatura relevante aos RPG’s e ao framework Octalysis, a coleta de requisitos, bem comoo Scrum. Neste trabalho, é apresentado o levantamento de requisitos, sua priorização e as especificações técnicas do sistema que foi implementado no Trabalho de Conclusão de Curso 2. Além disso, é apresentada a arquitetura de desenvolvimento que define as tecnologias e o ambiente em que foi desenvolvido o sistema, um teste de conceito que inclui o protótipo das telas do sistema com algumas das funcionalidades na tecnologia utilizada, e a modelagem relacional das entidades e dados. Por fim, é apresentada a implementação do aplicativo, com um resumo do desenvolvimento e a conclusão obtida.
Abstract: This project aims to present the implementation of an application for the gamified discipline of Human-Computer Interaction at the University of Brasília (UnB). Gamificationis an approach that uses game elements to engage and motivate students in their learning process. The developed application aims to complement the experience of the HCIdiscipline by offering gamified features and functionalities that promote active student participation. To achieve this goal, methods and concepts from Software Engineering were employed, including the study of relevant literature on RPGs and the Octalysisframework, requirements gathering, as well as Scrum. This project presents the requirements elicitation, prioritization, and technical specifications of the system implemented inthe Final Project 2. Additionally, the development architecture defining the technologiesand environment in which the system was developed is presented, along with a proof-ofconcept including the prototype screens with some of the functionalities using the chosentechnology, and the relational modeling of entities and data. Finally, the implementationof the application is presented, along with a summary of the development process and the conclusion obtained.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.