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Título: Turismo, espaço e educação em Brasília : uma visão do turismo entre profissionais de educação no Distrito Federal
Autor(es): Carvalho, Wanderley Gomes de
Orientador(es): Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos
Assunto: Turismo
Ensino público
Turismo - políticas públicas
Brasília (DF)
Data de apresentação: 2003
Data de publicação: 9-Jul-2009
Referência: CARVALHO, Wanderley Gomes de. Turismo, espaço e educação em Brasília: uma visão do turismo entre profissionais de educação no Distrito Federal. 2003. 57 f. Monografia (Especialização em Docência e Pesquisa em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar a forma como o ensino público do Distrito Federal pode colaborar com a cidade no sentido de desenvolver uma cultura turística, valorizando o plano piloto e demais cidades, tanto no aspecto arquitetônico, como na valorização da memória. No primeiro capítulo apresentamos algumas noções básicas de turismo e como este conhecimento pode estar associado à educação pública, no sentido de integrar a população local e oferecer alternativas viáveis para a visitação da cidade. O segundo capítulo está dividido em 3 partes: políticas públicas para o turismo no Distrito Federal (como os diversos órgãos governamentais tratam da política para o turismo e como esta pode estar associada à educação em geral), o turismo e o ensino no Distrito Federal (como os professores das escolas públicas entendem os conceitos de turismo, como eles aplicam estes conhecimentos em sala de aula, as dificuldades e potencialidades da educação como auxiliar do turismo na cidade) e, por fim, o turismo, a representação espacial e a educação (como as três áreas podem se integrar e promover a cidade de forma mais adequada para o turismo). No último capítulo fazemos as considerações finais, com dois subitens, as conclusões e as recomendações. Como conclusões temos: 1. A população tem dificuldade de conhecer a cidade de forma mais completa, pela baixa escolaridade; 2. A violência incomoda, além da população local, também o turista; 3. Há uma certa dificuldade de encontrar mapas turísticos da cidade; 4. O governo oferece poucos incentivos à população quanto à participação no turismo local; 5. Os professores têm dificuldades para buscar uma bibliografia atualizada acerca do turismo e da cidade. Fazemos as seguintes recomendações: 1. Que possam ser colocados mapas da cidade nos locais de maior concentração turística; 2. Que o governo e os diversos órgãos de turismo e cultura possam incentivar maior visitação de alunos das escolas pública a museus e demais locais turísticos da cidade; 3. Que o governo trabalhe a questão da segurança pública de forma mais eficaz, de modo a criar na população a sensação de segurança e liberdade; 4. Que as escolas possam ser equipadas com livros atualizados para consultas de professores e alunos nas bibliotecas; 5. Que a população possa acreditar na cidade como um portal de entrada para o turismo no Brasil.
Abstract: This work has as main objective to analyze the form as the public education of the DF can collaborate with the city in the direction to develop a tourist culture, valuing the Plain Pilot and too much cities, as much in the aspect architectural, as in the valuation of the memory, etc. In the first chapter we present some basic slight knowledge of tourism and as this knowledge can be associated the public education, in the direction to integrate the local population and to offer viable alternatives for the visitation of the city. The second chapter is divided in 3 parts: public politics for the tourism in the DF (as the diverse governmental bodies they deal with the politics for the tourism and as this can be associated to the education in general), the tourism and education in the DF (how the teachers of the public schools of the DF they understand the tourism concepts, how they apply these knowledge in classroom, the difficulties and potentialities of the education as to assist of the tourism in city) and, finally, the tourism, the space representation and the education (how the three areas they can if integrate and promote the city to adequate form for the tourism). In the last chapter we make the final considerations, with two subitems, the conclusions and the recommendations. As conclusions we have: 1. The population has difficulty to know the city of more complete form by low the scholarly; 2. The violence bothers, beyond the local population, also the tourist; 3. It has a certain difficulty to find maps tourist of the city; 4. The government gives to few incentives to the population how much the participation in the local tourism; 5. The teachers have difficulties to search a bibliography brought up to date concerning the tourism and of the city. We make the following recommendations: 1. That maps of the city in the places of bigger tourist concentration can be placed; 2. That the government and the diverse agencies of tourism and culture can stimulate greater visitation of students of the schools public the tourist excessively local museums and of the city; 3. That the government works the question of the public security guard of more efficient form, in order to create in the population the sensation of security and freedom; 4. That the schools can be equipped with books brought up to date for consultations of teacher and students in libraries; 5. That the population can believe the city as a vestibule of entrance for the tourism in Brazil.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.TCC.368
Aparece na Coleção:Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade



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