Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36783
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FernandoRibeiroRamos_tcc.pdf428,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de resíduos de antimicrobianos : importância do manejo adequado para evitar o surgimento de organismos multirresistentes
Autor(es): Ramos, Fernando Ribeiro
Orientador(es): Perecmanis, Simone
Assunto: Resíduos de antibióticos
Educação em saúde
Antibióticos
Data de apresentação: 28-Fev-2023
Data de publicação: 13-Nov-2023
Referência: RAMOS, Fernando Ribeiro. Gestão de resíduos de antimicrobianos: importância do manejo adequado para evitar o surgimento de organismos multirresistentes. 2023. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Doenças Infecciosas e Parasitárias dos Animais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O principal desafio da saúde única "one health" no século XXI é lidar com as consequências antrópicas sobre o meio ambiente. Neste sentido, a questão da disposição final e o manejo dos resíduos sempre será uma questão central de saúde pública e ambiental. Diversos estudos têm apontado as consequências do descarte inadequado de resíduos de antimicrobianos, assim como as excretas e as carcaças de animais que podem contaminar o solo e os cursos d'água. Este é um problema de escala global, o qual necessita de urgente olhar dos profissionais de saúde, tomadores de decisão e da sociedade como um todo, em especial dos médicos veterinários. O objetivo desta revisão é informar e conscientizar sobre o correto manejo dos antimicrobianos, para evitar o surgimento de microrganismos super-resistentes que futuramente poderá comprometer a saúde humana, animal e ambiental. Neste sentido, a educação em saúde promovida por profissionais de saúde é de extrema importância neste cenário, pois estes são responsáveis, em diferentes situações e escalas, pela gestão de resíduos de fármacos, principalmente antimicrobianos, além de atuarem como agentes de educação da comunidade em geral.
Abstract: The main challenge of "one health" in the 21st century is to deal with the anthropic consequences on the environment. In this sense, the issue of final disposal and waste management will always be a central issue of public and environmental health. Several studies have pointed out the consequences of improper disposal of antimicrobial residues, as well as animal excreta and carcasses that can contaminate the soil and water courses. This is a problem on a global scale, which requires urgent attention from health professionals, decision makers and society as a whole, especially from veterinarians. The purpose of this review is to inform and raise awareness about the correct handling of antimicrobials, to prevent the emergence of super-resistant microorganisms that could compromise human, animal and environmental health in the future. In this sense, health education promoted by health professionals is extremely important in this scenario, as they are responsible, in different situations and scales, for the management of drug residues, mainly antimicrobials, in addition to acting as community education agents in general.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Doenças Infecciosas e Parasitárias dos Animais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.