Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Márcio Bezerra da | - |
dc.contributor.author | Coelho, Leticia de Sousa | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Leticia de Sousa. Organização da informação em ambientes de e-commerce: uma análise segundo a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan. 2023. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo que busca considerar a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan
como um meio de repensar a organização da informação nos ambientes de e-
commerce. Analisa a forma como a plataforma de e-commerce Shopee organiza as
informações dos seus produtos a partir da Teoria de Classificação Facetada de
Ranganathan. Baseia-se em um referencial teórico que aborda os seguintes assuntos:
organização da informação, incluindo sistemas de classificação bibliográfica; a Teoria
da Classificação Facetada de Ranganathan, com foco em suas categorias
fundamentais (Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo); e ambientes
digitais do tipo e-commerce, apontando exemplos. Qualifica-se como uma pesquisa
de método dedutivo, de natureza básica, de execução descritiva, bibliográfica e
documental e de abordagem qualitativa de coleta de dados, considerando interfaces
do e-commerce Shopee (versão desktop), analisadas a partir de categorias
fundamentais, princípios e cânones. Observa-se que os produtos são ordenados por
29 categorias principais, os quais possuem rótulos formados, em sua maioria, pela
junção de termos isolados, que os produtos podem ser classificados por quatro
critérios de ordenação e que há a oferta de uma faixa de oito filtros básicos, que
remetem às categorias fundamentais Personalidade, Matéria e Espaço. Resulta,
ainda, na verificação de uma estruturação de facetas que se desenha, basicamente,
a partir dos cânones da exclusividade de renques, da relevância, da permanência, da
diferenciação e da sequência útil, e pelos princípios de ordenação de facetas,
incluindo contiguidade espacial, medida quantitativa e sequência canônica. Conclui-
se que a Shopee é um ambiente multidimensional que adota um conjunto básico de
filtros para todos os seus produtos, onde as facetas observadas são mutuamente
exclusivas e a combinação dos filtros vai se modificando sem dispor de uma
organização por ordem alfabética, além de uma tentativa de diferenciar os produtos
quanto a sua matéria e propriedade e da adoção de princípios de ordenação por região
e profundidade, ou seja, do mais amplo até o mais específico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Classificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria de classificação facetada | pt_BR |
dc.subject.keyword | E-commerce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Shopee | pt_BR |
dc.title | Organização da informação em ambientes de e-commerce : uma análise segundo a Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T15:45:44Z | - |
dc.date.available | 2023-11-09T15:45:44Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36752 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study considers Ranganathan's Faceted Classification Theory as a means of
rethinking the organization of information in e-commerce environments. It analyzes
how the e-commerce platform Shopee organizes the information of its products from
the Ranganathan's Faceted Classification Theory. It is based on a theoretical
framework that addresses the following subjects: information organization, including
bibliographic classification systems; Ranganathan's Faceted Classification Theory,
focusing on its fundamental categories (Personality, Matter, Energy, Space and Time);
and digital environments of the e-commerce type, pointing out examples. It qualifies
as a deductive method research, of basic nature, descriptive, bibliographic, and
documentary execution, and qualitative approach to data collection, considering e-
commerce Shopee interfaces (desktop version), analyzed from fundamental
categories, principles, and canons. It is observed that the products are sorted by 29
main categories, which have labels formed, for the most part, by the combination of
isolated terms, that the products can be classified by four sorting criteria and that there
is a range of eight basic filters, which refer to the fundamental categories Personality,
Matter and Space. It also results in the verification of a structuring of facets that is
basically drawn from the canons of exclusivity of renown, relevance, permanence,
differentiation, and useful sequence, and by the principles of ordering facets, including
spatial contiguity, quantitative measure, and canonical sequence. It is concluded that
Shopee is a multidimensional environment that adopts a basic set of filters for all its
products, where the facets observed are mutually exclusive and the combination of the
filters changes without having an alphabetical organization, in addition to an attempt to
differentiate products in terms of their material and property and the adoption of
ordering principles by region and depth, that is, from the broadest to the most specific. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|