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dc.contributor.advisorFarinelli, Fernanda-
dc.contributor.authorCarvalho, Igor Lukas Kleftakis de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Igor Lukas Kleftakis de. Cibersegurança: um estudo comportamental de usuários da informação. 2023. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga o problema da segurança da informação no meio digital, e como as pessoas se comportam neste ambiente. Dados pessoais são disponibilizados online todos os dias, muitas vezes esses são sensíveis e vulneráveis. A pesquisa busca determinar o conhecimento e atitudes de usuários da informação em relação à cibersegurança. Uma fundamentação teórica foi realizada a fim de desenvolver um embasamento para a pesquisa, posteriormente, um questionário foi aplicado a uma amostra de 40 alunos cursando Biblioteconomia na Universidade de Brasília. Os resultados da pesquisa demonstram que, em média, os participantes possuem um conhecimento sólido sobre alguns aspectos básicos da segurança da informação, porém outros participantes apresentam hábitos arriscados em relação à segurança informacional. A partir da comparação entre pesquisa e resultados, foi possível concluir que, apesar de ser determinado um grau razoável de conhecimento sobre cibersegurança, os alunos podem se beneficiar bastante de exposição mais aprofundada nesta área; que estudos mais detalhados devem ser realizados, se possível com maiores amostras; e ainda, foram recomendados mais esforços por parte das instituições para trazer conscientização e educação aos estudantes em relação a este tópico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCibersegurançapt_BR
dc.subject.keywordSegurança da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordComportamento humanopt_BR
dc.subject.keywordEstudo de usuáriospt_BR
dc.subject.keywordBiblioteconomiapt_BR
dc.titleCibersegurança : um estudo comportamental de usuários da informaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T13:45:43Z-
dc.date.available2023-11-09T13:45:43Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36746-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study investigates the information security issue on a digital environment and how people behave in this environment. Personal data is made available online every day, these are often sensitive and vulnerable. The research aims to determine the knowledge and behaviors of information users in relation to cybersecurity. A theoretical foundation was conducted as a means to develop a basis for the research, afterwards, a questionnaire was applied to a sample of 40 students undergoing Library Science on University of Brasília. The research results show that, on average, the participants have a solid knowledge over some basic aspects of information security, however other participants show risky habits related to information security. From comparison between research and results, it was possible to conclude that, although it was determined a reasonable degree of knowledge over cybersecurity, the students could greatly benefit from further exposition to this area; that more detailed studies must be carried on, with larger samples if possible; and yet, more efforts were recommended on the institutions part, in order to bring awareness and education to students on this topic.pt_BR
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