Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36740
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BiankaBeatrizCruzMoraes_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A biblioterapia e o bibliotecário no contexto da saúde mental : uma análise bibliográfica das experiências no campo
Autor(es): Moraes, Bianka Beatriz Cruz de
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Biblioterapia
Saúde mental
Universidade de Brasília (UnB)
Transtornos mentais
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 9-Nov-2023
Referência: MORAES, Bianka Beatriz Cruz de. A biblioterapia e o bibliotecário no contexto da saúde mental: uma análise bibliográfica das experiências no campo. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A biblioterapia é a terapia realizada por meio da leitura de livros, com o intuito de auxiliar no restabelecimento emocional e psicológico de uma pessoa. Nesse sentido, o estudo teve como base o seguinte problema: como as experiências de biblioterapia se apresentam no tratamento de pessoas com problemas relacionados à saúde mental e de que forma o bibliotecário atua nesse contexto? A pesquisa buscou analisar as experiências de biblioterapia no contexto do tratamento de pessoas com problemas relacionados à saúde mental relatadas nos estudos da Biblioteconomia. Para tanto, foram descritos os serviços de biblioterapia para o auxílio da saúde mental relatados nos estudos da Biblioteconomia e identificados os papéis do bibliotecário nesse contexto. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com perspectiva filosófica pragmática e propósito descritivo. Utilizou como instrumento a ficha de verificação e como método de coleta a pesquisa bibliográfica, com base na literatura sobre o tema. Como resultados, constatou-se que a técnica é praticada de forma semanal em hospitais psiquiátricos e em clínicas de saúde mental, com grupos de indivíduos na faixa etária dos 20 aos 50 anos e é utilizada como um método complementar a outros tratamentos. Apresenta como principais componentes a leitura coletiva e a discussão de obras e temas selecionados previamente pelos responsáveis pelo programa. É majoritariamente aplicada por enfermeiros especializados em saúde mental, que possuem como atribuições o planejamento das atividades que serão desenvolvidas, a seleção das obras e a condução das sessões. Observou-se que os bibliotecários têm pouca presença nesse campo e desempenham as mesmas funções que os outros profissionais. De modo geral, os estudos analisados indicaram que a prática da biblioterapia proporciona a melhora do quadro psíquico dos participantes e contribui para as relações interpessoais.
Abstract: Bibliotherapy is therapy carried out through the reading of books, with the aim of assisting in the emotional and psychological recovery of a person. In this sense, the study was based on the following problem: how do bibliotherapy experiences appear in the treatment of people with problems related to mental health and how do librarians act in this context? The research sought to analyze the experiences of bibliotherapy in the context of treating people with problems related to mental health reported in studies of Library Science. For this purpose, the bibliotherapy services for mental health assistance reported in Librarianship studies were described and the librarian's roles in this context were identified. It is characterized as a qualitative research, with a pragmatic philosophical perspective and descriptive purpose. A verification form was used as an instrument and bibliographical research was used as a collection method, based on the literature on the subject. As a result, it was found that the technique is practiced weekly in psychiatric hospitals and mental health clinics, with groups of individuals aged 20 to 50 years and is used as a complementary method to other treatments. It presents as its main components the reading and discussion of works and themes previously selected by those responsible for the program. It is mostly applied by nurses specialized in mental health, who are responsible for planning the activities to be developed and conducting the sessions. It was observed that librarians have little presence in this field and perform the same functions as other professionals. In general, the analyzed studies indicated that the practice of bibliotherapy improves the psychic condition of the participants and contributes to interpersonal relationships.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.