Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36739
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasFerreiraSantos_tcc.pdf855,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cotidiano operário durante a construção de Brasília e o massacre da Pacheco Fernandes em 1959 : memórias em disputa
Autor(es): Santos, Lucas Ferreira
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Brasília (DF) - construção
Brasília (DF) - história
Brasília (DF) - segurança pública
Trabalho - sofrimento
Violência policial
Data de apresentação: 7-Jul-2023
Data de publicação: 9-Nov-2023
Referência: SANTOS, Lucas Ferreira. Cotidiano operário durante a construção de Brasília e o massacre da Pacheco Fernandes em 1959: memórias em disputa. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta como era a vida dos trabalhadores que vieram para construir Brasília, também conhecidos como candangos. A realidade enfrentada por aqueles que ergueram a nova capital era muito diferente do que a propaganda oficial divulgava. Segundo os relatos dos próprios trabalhadores, era exigido que trabalhassem por longas horas, podendo chegar até a 24 horas quando necessário, também não havia qualquer higiene nos dormitórios e nas refeições oferecidas pelas construtoras. Outra adversidade enfrentada era a convivência com a Guarda Especial de Brasília (GEB) responsável por garantir a ordem durante a construção de cidade. Essa força policial ficou conhecida pela sua violenta atuação contra os trabalhadores da construção de Brasília, no decorrer dos diversos atritos entre a GEB e os candangos, destaca-se o episódio que ficou conhecido como Massacre da Pacheco Fernandes que ocorreu no dia 8 de fevereiro de 1959. Além de relatar o cotidiano durante a construção de Brasília, este trabalho tem como objetivo analisar as diversas perspectivas sobre esse controverso capítulo da história de Brasília, destacando os depoimentos dos candangos que confrontam diretamente com a versão presente nos documentos oficiais. No conjunto de divergências presentes entre as diferentes perspectivas, a quantidade de mortos se configura enquanto o maior dissenso, pois, enquanto que as fontes oficiais relatam uma única morte, diversos depoimentos apontam para números muito superiores, chegando em até mais de uma centena.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.