Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Cinara Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Vinicius Martins | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vinicius Martins. Diálogos: o museu imaginário do artista. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho explora, em razão do acúmulo digital, a construção de diálogos e narrativas a partir da coleção, manipulação e curadoria de imagens do artista. Artista que é sobretudo participante múltiplo no sistema da arte, função que interfere em sua pesquisa. Fundamentado no conceito do Museu Imaginário desenvolvido por André Malraux, o artista colecionador trabalha em prol do desenvolvimento de seu inventário cultural, o artista manipulador ressignifica as imagens colecionadas utilizando recursos digitais, manuais e eletrônicos apoiado por mecanismos de repetição, transformação e mesclagem. Seguindo o conceito de autopreenchimento da imagem. O artista curador tem como prática a visualização do museu imaginário e seus diálogos, prática híbrida compondo o ambiente virtual e o plano físico. A partir das técnicas em gravura, impressão fotográfica e arte digital o artista curador cria narrativas aproximando o repositório de imagens colecionadas e as suas manipulações desenvolvidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - administração da coleção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus virtuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colecionismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curadoria digital | pt_BR |
dc.title | Diálogos : o museu imaginário do artista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T16:23:22Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T16:23:22Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36727 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work explores due to the digital accumulation, the construction of dialogues and narratives based on the collection, manipulation, and curation of the artist’s images. An artist who is above all a multiple participant in the art system, a role that interferes with his research. Based on the concept of the Imaginary Museum developed by André Malraux, the artist-collector works towards the development of his cultural inventory, the artist-manipulator reframes the collected images using digital, manual, and electronic resources supported by mechanisms of repetition, transformation, and blending. Following the concept of self-completion of the image. The artist-curator practice is to build the visualization of the imaginary museum and its dialogues, a hybrid practice composing the virtual environment and the physical plane. Using techniques in engraving, photographic printing and digital art, the artist-curator creates narratives approaching the repository of collected images and their developed manipulations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|