Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Ana Paula Aparecida | - |
dc.contributor.author | Dutra, José de Arimatéia de Souza | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, José de Arimatéia de Souza. Artes visuais e matemática: percepções e atuações interdisciplinares. 2022. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A divisão dos conteúdos curriculares da educação em disciplinas tornou-os
extremamente especializados, não havendo diálogo entre eles. Na maioria das vezes,
os conceitos de uma disciplina não são aplicados para o desenvolvimento de outra da
grade curricular, seja porque o livro didático não sugere ou porque os professores não
percebem as ligações, dentre outras barreiras. Essa falta de diálogo também ocorre
entre as disciplinas Artes e Matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental, o
que levou ao objetivo deste estudo, que foi demonstrar que as artes visuais podem
contribuir para o ensino da matemática, por meio da interdisciplinaridade, para
melhorar a criatividade, o conhecimento e o desenvolvimento dos estudantes, abrindo
novas possibilidades de aprendizagem. O estudo abordou, por meio de pesquisa do
tipo qualitativa e exploratória, cinco professoras de Artes e Matemática, de uma escola
pública de Niquelândia-GO, que responderam um questionário sobre a
interdisciplinaridade entre os conteúdos que lecionam. Em suas falas percebeu-se
que, ao contrário da maioria das escolas, que enfrentam muitas barreiras, elas têm
alguns pontos favoráveis, que são o fato da escola ser de educação integral; ter uma
gestão com formação continuada e sensível para atividades interdisciplinares; acesso
aos espaços e à tecnologia disponível na escola; currículo flexível, permitindo a
criação de disciplinas pelos professores; e boa comunicação entre os docentes.
Diante disso, têm conseguido desenvolver atividades interdisciplinares, inclusive
partindo de Artes, o que não é comum, pois geralmente a iniciativa é dos professores
de Matemática. Assim, os resultados da aprendizagem têm sido positivos aos alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdisciplinaridade - arte/matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.title | Artes visuais e matemática : percepções e atuações interdisciplinares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-03T11:53:38Z | - |
dc.date.available | 2023-11-03T11:53:38Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36714 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|