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dc.contributor.advisorCaixeta, Ana Paula Aparecida-
dc.contributor.authorDutra, José de Arimatéia de Souza-
dc.identifier.citationDUTRA, José de Arimatéia de Souza. Artes visuais e matemática: percepções e atuações interdisciplinares. 2022. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA divisão dos conteúdos curriculares da educação em disciplinas tornou-os extremamente especializados, não havendo diálogo entre eles. Na maioria das vezes, os conceitos de uma disciplina não são aplicados para o desenvolvimento de outra da grade curricular, seja porque o livro didático não sugere ou porque os professores não percebem as ligações, dentre outras barreiras. Essa falta de diálogo também ocorre entre as disciplinas Artes e Matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental, o que levou ao objetivo deste estudo, que foi demonstrar que as artes visuais podem contribuir para o ensino da matemática, por meio da interdisciplinaridade, para melhorar a criatividade, o conhecimento e o desenvolvimento dos estudantes, abrindo novas possibilidades de aprendizagem. O estudo abordou, por meio de pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, cinco professoras de Artes e Matemática, de uma escola pública de Niquelândia-GO, que responderam um questionário sobre a interdisciplinaridade entre os conteúdos que lecionam. Em suas falas percebeu-se que, ao contrário da maioria das escolas, que enfrentam muitas barreiras, elas têm alguns pontos favoráveis, que são o fato da escola ser de educação integral; ter uma gestão com formação continuada e sensível para atividades interdisciplinares; acesso aos espaços e à tecnologia disponível na escola; currículo flexível, permitindo a criação de disciplinas pelos professores; e boa comunicação entre os docentes. Diante disso, têm conseguido desenvolver atividades interdisciplinares, inclusive partindo de Artes, o que não é comum, pois geralmente a iniciativa é dos professores de Matemática. Assim, os resultados da aprendizagem têm sido positivos aos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridade - arte/matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordArtes visuaispt_BR
dc.titleArtes visuais e matemática : percepções e atuações interdisciplinarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-03T11:53:38Z-
dc.date.available2023-11-03T11:53:38Z-
dc.date.submitted2022-09-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36714-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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