Título: | Aplicações educacionais na web descentralizada : uma investigação em perspectiva da ética computacional e da privacidade de dados à luz do LMS Moodle |
Autor(es): | Cruvinel, Alexandre Victor Curcino Vasconcelos Morais, Lucas Gonçalves |
Orientador(es): | Nóbrega, Germana Menezes da |
Assunto: | Tecnologia na educação Ambientes virtuais de aprendizagem Web descentralizada |
Data de apresentação: | Set-2023 |
Data de publicação: | 1-Nov-2023 |
Referência: | CRUVINEL, Alexandre Victor Curcino Vasconcelos; MORAIS, Lucas Gonçalves. Aplicações educacionais na web descentralizada: uma investigação em perspectiva da ética computacional e da privacidade de dados à luz do LMS Moodle. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho teve como meta descrever um Moodle em que os dados dos estudantes
sejam descentralizados, por meio do Solid POD, em conjunto com indicadores de aprendizagem
ao longo da vida. Os estudantes poderão obter esses indicadores durante o ensino
médio e superior, ou seja, ao adquirirem um indicador referente à depuração de código
durante uma atividade realizada na disciplina de algoritmos de programação. Além disso,
serão apresentados os benefícios da análise de aprendizagem, baseando-se em um levantamento
teórico inicial da percepção em relação ao Moodle Centralizado, bem como a
proposição de uma recomendação de um Moodle Descentralizado, com base nas compreensões
coletadas. O Solid POD é uma ferramenta do Projeto de Descentralização da Web que
pode ser utilizada para compor o projeto do ecossistema educacional smartUnB.ECOS [1].
Essa pesquisa teve como base um grande levantamento teórico para embasar a proposta
de aprendizagem ao longo da vida, com a ideia de um sistema de gestão da aprendizagem
chamado Moodle, em que os estudantes são detentores de seus dados. Ao final do
trabalho, foi proposto um leque de possibilidades para trabalhos futuros, e como exemplo
temos a implementação de telas e do Moodle onde esses alunos irão conseguir levar seus
trabalhos ao longo da vida no Solid POD. |
Abstract: | This work aimed to describe a Moodle platform where students data is decentralized
through the use of Solid POD, along with lifelong learning indicators. Students will
be able to obtain these indicators during both high school and higher education. For
instance, they could acquire an indicator related to code debugging during an activity in
the algorithms programming course. Additionally, the benefits of learning analysis will
be presented, based on an initial theoretical survey of perceptions regarding Centralized
Moodle, as well as the proposal of a Decentralized Moodle based on the insights gathered.
The Solid POD is a tool from the Web Decentralization Project, which can be utilized
in the development of the smartUnB.ECOS educational ecosystem [1]. This research
involved extensive theoretical investigation to support the proposal for lifelong learning
within a learning management system called Moodle, where students have ownership of
their data. At the end of the work, a range of possibilities for future research emerged,
such as the implementation of interfaces and the Moodle itself, where students can store
their lifelong work in the Solid POD. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.