Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaBeatrizMessias_tcc.pdf969,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de Papelaria Colaborativa Agroecológica em uma escola de ensino básico
Autor(es): Messias, Ana Beatriz
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Educação ambiental
Arte-educação
Pedagogia - prática
Projetos educacionais
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 31-Out-2023
Referência: MESSIAS, Ana Beatriz. Projeto de Papelaria Colaborativa Agroecológica em uma escola de ensino básico. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse estudo compreende a fase de planejamento de um projeto pedagógico para o ensino da Educação Ambiental integrada com saberes de Arte Educação para os alunos do terceiro ano B da escola classe 403 Norte na cidade de Brasília, DF. O projeto intitulado Papelaria Colaborativa Agroecológica tem o intuito de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que integre as abordagens da Arte-Educação para o ensino de Educação Ambiental por meio de um enfoque transdisciplinar que organizado em torno dos temas da cadeia produtiva de Materiais Expressivos retirados de uma horta agroflorestal plantada na escola essa finalidade. A metodologia de trabalho busca integrar aportes teórico-metodológicos da Arte Educação, da Pedagogia de Projetos e da Educação Ambiental por meio de oficinas práticas que ocorrem ao longo de 5 núcleos de trabalho pedagógico que organizam as atividades do plantio e manutenção de uma pequena agrofloresta na horta da escola; da produção de matérias orgânicas que servem de insumo para a produção de materiais expressivos; da produção dos materiais expressivos de papelaria; da aplicação pedagógica dos materiais nas diferentes atividades curriculares e extracurriculares; da organização de uma pequena papelaria escolar colaborativa para desenvolver os saberes como economia criativa, gestão participativa, economia solidária, consumo consciente e empreendedorismo que fazem parte dessa cadeia produtiva dos materiais expressivo; da construção de um repositório de relatos de experiência do trabalho pedagógico nos diferentes núcleos e etapas do projeto para socializar as inovações teórico-metodológicas desenvolvidas na prática docente de sala de aula. O projeto ainda em fase de planejamento, será implementado como projeto de extensão na referida escola e em outras escolas parceiras.
Abstract: This study comprises the planning phase of a pedagogical project for the teaching of Environmental Education integrated with knowledge of Art Education for students of the third year B of the school class 403 Norte in the city of Brasília, DF. The project entitled Papelaria Collaborative Agroecológica aims to develop a methodology of pedagogical work that integrates the approaches of Art-Education for the teaching of Environmental Education through a transdisciplinary approach that is organized around the themes of the production chain of Expressive Materials taken from an agroforestry garden planted at the school for this purpose. The work methodology seeks to integrate theoretical-methodological contributions from Art Education, Project Pedagogy and Environmental Education through practical workshops that take place along 5 pedagogical work centers that organize the activities of planting and maintaining a small agroforestry in the school garden; the production of organic materials that serve as input for the production of expressive materials; production of expressive stationery materials; the pedagogical application of materials in different curricular and extracurricular activities; the organization of a small collaborative school stationery to develop knowledge such as creative economy, participatory management, solidarity economy, conscious consumption and entrepreneurship that are part of this production chain of expressive materials; the construction of a repository of experience reports of the pedagogical work in the different nuclei and stages of the project to socialize the theoretical-methodological innovations developed in the teaching practice in the classroom. The project, still in the planning phase, will be implemented as an extension project in the aforementioned school and in other partner schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.