Título: | Projeto de Papelaria Colaborativa Agroecológica em uma escola de ensino básico |
Autor(es): | Messias, Ana Beatriz |
Orientador(es): | Barrenechea, Cristina Azra |
Assunto: | Educação ambiental Arte-educação Pedagogia - prática Projetos educacionais |
Data de apresentação: | 29-Set-2022 |
Data de publicação: | 31-Out-2023 |
Referência: | MESSIAS, Ana Beatriz. Projeto de Papelaria Colaborativa Agroecológica em uma escola de ensino básico. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esse estudo compreende a fase de planejamento de um projeto pedagógico
para o ensino da Educação Ambiental integrada com saberes de Arte
Educação para os alunos do terceiro ano B da escola classe 403 Norte na
cidade de Brasília, DF. O projeto intitulado Papelaria Colaborativa
Agroecológica tem o intuito de desenvolver uma metodologia de trabalho
pedagógico que integre as abordagens da Arte-Educação para o ensino de
Educação Ambiental por meio de um enfoque transdisciplinar que organizado
em torno dos temas da cadeia produtiva de Materiais Expressivos retirados de
uma horta agroflorestal plantada na escola essa finalidade. A metodologia de
trabalho busca integrar aportes teórico-metodológicos da Arte Educação, da
Pedagogia de Projetos e da Educação Ambiental por meio de oficinas práticas
que ocorrem ao longo de 5 núcleos de trabalho pedagógico que organizam as
atividades do plantio e manutenção de uma pequena agrofloresta na horta da
escola; da produção de matérias orgânicas que servem de insumo para a
produção de materiais expressivos; da produção dos materiais expressivos de
papelaria; da aplicação pedagógica dos materiais nas diferentes atividades
curriculares e extracurriculares; da organização de uma pequena papelaria
escolar colaborativa para desenvolver os saberes como economia criativa,
gestão participativa, economia solidária, consumo consciente e
empreendedorismo que fazem parte dessa cadeia produtiva dos materiais
expressivo; da construção de um repositório de relatos de experiência do
trabalho pedagógico nos diferentes núcleos e etapas do projeto para socializar
as inovações teórico-metodológicas desenvolvidas na prática docente de sala
de aula. O projeto ainda em fase de planejamento, será implementado como
projeto de extensão na referida escola e em outras escolas parceiras. |
Abstract: | This study comprises the planning phase of a pedagogical project for the
teaching of Environmental Education integrated with knowledge of Art
Education for students of the third year B of the school class 403 Norte in the
city of Brasília, DF. The project entitled Papelaria Collaborative Agroecológica
aims to develop a methodology of pedagogical work that integrates the
approaches of Art-Education for the teaching of Environmental Education
through a transdisciplinary approach that is organized around the themes of the
production chain of Expressive Materials taken from an agroforestry garden
planted at the school for this purpose. The work methodology seeks to integrate
theoretical-methodological contributions from Art Education, Project Pedagogy
and Environmental Education through practical workshops that take place along
5 pedagogical work centers that organize the activities of planting and
maintaining a small agroforestry in the school garden; the production of organic
materials that serve as input for the production of expressive materials;
production of expressive stationery materials; the pedagogical application of
materials in different curricular and extracurricular activities; the organization of
a small collaborative school stationery to develop knowledge such as creative
economy, participatory management, solidarity economy, conscious
consumption and entrepreneurship that are part of this production chain of
expressive materials; the construction of a repository of experience reports of
the pedagogical work in the different nuclei and stages of the project to socialize
the theoretical-methodological innovations developed in the teaching practice in
the classroom. The project, still in the planning phase, will be implemented as
an extension project in the aforementioned school and in other partner schools. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.