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dc.contributor.advisorRodrigues, Frederico Bertholini Santos-
dc.contributor.authorSuassuna, Sílvia Vilar-
dc.identifier.citationMENEZES, Sílvia Vilar. Desinformação é poder: polarização política e redes sociais: uma análise do cenário das eleições brasileiras de 2022. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho discute como a atuação da disseminação de notícias falsas e desinformação propagadas em redes sociais como Youtube, Twitter e Facebook, foi um dos elementos centrais nas eleições presidenciais brasileiras de 2022. No estudo elaborado, foram analisadas fake news propagadas durante o período pré-eleitoral e eleitoral, o engajamento gerado, quando atingiram seu pico no Google Trends e no Twitter e qual seu potencial de influenciar o voto do eleitor. Dessa forma, o trabalho analisa o fenômeno das fake news sob uma perspectiva teórica e conceitual, além do cenário das eleições, a partir da importância do contexto político em que os resultados estão inseridos. Ou seja, apresenta também o ambiente de polarização entre a esquerda e a extremadireita brasileira, representadas principalmente por apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) e as novas particularidades da comunicação política.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFake newspt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.subject.keywordProcesso eleitoralpt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.titleDesinformação é poder: polarização política e redes sociais : uma análise do cenário das eleições brasileiras de 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T12:14:12Z-
dc.date.available2023-10-31T12:14:12Z-
dc.date.submitted2023-02-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36700-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The paper discusses how the dissemination of false news and misinformation propagated on social networks like Youtube, Twitter and Facebook, was one of the central elements in the 2022 Brazilian Presidential Elections. In the elaborated study, were analyzed minisformations disseminated during the pre-electoral and electoral period, the engagement generated, when they reached their peak on Google Trends and Twitter and what is their potential to influence the voter’s vote. Thereby, the work analyzes the phenomenon of fake news from a theoretical and conceptual perspective, in addition to the scenario of the elections, based on the importance of the political context in which the results are inserted. That is, it also presents the environment of polarization between the brazilian left and extreme right, represented mainly by supporters of Luiz Inácio Lula da Silva (PT) and Jair Bolsonaro (PL) and the new particularities of political communication.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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