Título: | Reggae, identidade cultural e atratividade turística de São Luís do Maranhão |
Outros títulos: | Reggae, cultural identity and turistic attractive from Sao Luis of the Maranhao |
Autor(es): | Penha, Talita Lima |
Orientador(es): | Machado, Maria Salete Kern |
Assunto: | Reggae Cultura afro-brasileira Turismo Maranhão (MA) Manifestação cultural |
Data de apresentação: | 9-Dez-2003 |
Data de publicação: | 9-Jul-2009 |
Referência: | PENHA, Talita Lima. Reggae, identidade cultural e atratividade turística de São Luís do Maranhão. 2003. 77 f. Monografia (Especialização em Docência e Pesquisa em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. |
Resumo: | Conhecida como a cidade de muitas faces, São Luís é atualmente a cidade com a
maior diversidade cultural do nordeste, expressando as inúmeras manifestações
culturais no calendário anual das festas tradicionais. A cidade dorme ao som dos
tambores de minas, tambores de criola, tambores de zabumba, matracas e
pandeirões, tocados e dançados pelas mães e pais-de-santo, por crianças, jovens e
adultos, que trazem e cultivam as raízes africanas. A juventude negra desperta a
negritude ao som e aos embalos do reggae que vem da Jamaica e chega à cidade,
como mais uma forma da cultural local, mobilizando as pessoas contra a opressão e
o racismo existentes devido à história de escravidão e preconceitos, advindos da
colonização européia do Brasil. O reggae é valorizado, principalmente, pelos
moradores das periferias, que vêem no ritmo uma alternativa de lazer. Hoje, a classe
alta já aceita e busca os salões de reggae. Com o reconhecimento das outras classes
sociais, o reggae já pode ser visto como um produto típico local capaz de contribuir
para o desenvolvimento tanto socioeconômico quanto turístico de São Luís,
contribuindo na valorização das manifestações afro-brasileiras. |
Abstract: | São Luís, is a city also ‘knew’ as a multiple face city, and is nowadays the one with the
biggest cultural diversity in the whole northeast region of the country, expressing the
uncountable cultural manifestations in the annual calendar of traditional parties.The
city sleeps with the music of tambores de minas, tambores de criola, tambores de
zazumba, matracas and panderões, played and danced by the mães and pais-desanto
, children , adolescents and adults, which bring and keep their African roots of
life. The black youth brings up the black aspects to the music and to the rhythms of the
reggae that comes from Jamaica, and arrives at the city as one more local cultural
manifestation, gathering the people against the oppression and the racism that exists
in the city, due to its slavery and prejudices history brought by the European settling in
Brazil. Mainly the people who live in the poor areas and that find in the music an option
for leisure value reggae. Today, the higher social and economical classes are already
accepting the music and are going to reggae clubs. With this changes, the reggae is
considered now a typical local ‘product’ able to contribute to the social, economical
and tourist developments of the city of São Luís, and, consequently, to contribute to
the Afro- Brazilian manifestations. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.367 |
Aparece na Coleção: | Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade
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