Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MirellaDeSouzaFerreira_tcc.pdf400,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Consultoria financeira para micro e pequenas empresas : o papel do contador no fornecimento das informações
Autor(es): Ferreira, Mirella de Souza
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Micro e pequenas empresas
Empresas - finanças
Consultoria empresarial
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 30-Out-2023
Referência: FERREIRA, Mirella de Souza. Consultoria financeira para micro e pequenas empresas: o papel do contador no fornecimento das informações. 2022. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A modernização dos serviços contábeis bem como os avanços da tecnologia, tem exigido uma grande capacidade de adaptação por parte dos gestores de empresas. Esse cenário de rápida evolução tem apresentado grandes desafios para os pequenos negócios. Por este motivo o presente estudo tem o objetivo de analisar os impactos de uma consultoria financeira para as MPEs e quais fatores incentivam a busca por esse serviço. Diante do exposto, foi aplicado um questionário virtual por meio da plataforma Google Forms contendo 10 questões objetivas para gestores de micro e pequenas empresas atuantes no distrito federal, com o intuito de realizar uma pesquisa exploratória e examinar os fatores relevantes. Os resultados obtidos revelam que 71,4% do total de 14 voluntários consideram a consultoria financeira muito importante na gestão de uma empresa, mas apenas 35,7% destes já buscaram esse tipo de serviço para seu negócio. São diversos os fatores que podem interferir nessa baixa taxa de procura por esse serviço, mas um dos que mais possui interferência está relacionado à convicção de boa gestão que os empresários possuem ter em suas empresas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.