Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HenriqueMinariZanetti_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização da análise de ondaletas (wavelets) no estudo de precipitação no DF
Autor(es): Zanetti, Henrique Minari
Orientador(es): Lima, Erondina Azevedo de
Assunto: Precipitação (Meteorologia)
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 27-Out-2023
Referência: ZANETTI, Henrique Minari. Utilização da análise de ondaletas (wavelets) no estudo de precipitação no DF. 2023. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Eventos climáticos extremos tem ocorrido ao longo dos anos em diversos locais do mundo, com alguns casos chegando a causar danos extensos `a população, como as Chuvas de Monções no Paquistão. Esse não é o caso só para alguns lugares, porque no Brasil, assim como em Brasília, também ocorreram eventos extremos de precipitação ao que entraram para a história ao trazer prejuízos diversos. A precipitação é um fenômeno caracterizado pela deposição de água da atmosfera na superfície terrestre, seja em forma sólida, condensação ou líquida (a forma líquida é a chuva). Estudar o ciclo dos extremos pode ajudar a prever quando extremos de precipitação vão acontecer de novo e, assim, prevenir novos desastres. Dessa forma, este estudo tem o objetivo de empregar a Transformada de Ondaletas para determinar a sazonalidade, os ciclos dominantes da série e o comportamento dos extremos para a precipitação em Brasília. Foi usada rotina em Python® para ajudar a aplicar os passos, e foi usada a autocorrelação da série para determinar os níveis de significância de 95%, ao comparar com um rednoise de Markov. A sazonalidade encontrada concorda com a literatura, e os ciclos dominantes foram definidos, mas alguns deles não estavam relacionados a eventos extremos, o que sugere novas pesquisas a respeito de tendências e correlação com causas para averiguar. Mais ainda, este trabalho demonstra a aplicabilidade e a potencialidade dessa análise para o caso presente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.