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Título: MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
Autor(es): Rodrigues, Rodrigo de Moraes
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Marketing esportivo
Clubes de futebol
Data de apresentação: Nov-2011
Data de publicação: 4-Jun-2012
Referência: RODRIGUES, Rodrigo de Moraes. MFC – Marcas Futebol Clubes: um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Em cenários de competição, dentro e fora dos campos, as instituições esportivas se situam e estabelecem relações de diversos tipos. No primeiro, a busca por títulos é o maior objetivo, e no segundo, a disputa se dá através da concorrência comercial. Acredita-se que são nestes ambientes competitivos que toda a influência exercida pela marca dos clubes assume papel relevante. Seja no fator de diferenciação entre os chamados clubes “grandes” e “pequenos”, seja na facilidade de gerar recursos, seja na busca por mais torcedores. Portanto, a presente pesquisa pretende estudar como as organizações esportivas fazem uso de suas marcas, e se este trabalho estabelece uma relação com o sucesso. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Developed in competitive settings, sports institutions establish a wide variety of relations among each other: while within the field the biggest target refers to the pursuit of honors, outside it, the contention involves commercial competition. In these competitive environments, soccer clubs brands' influence assumes a cornerstone role when it comes to (a) institute a distinguish factor between so called big and small clubs, (b) facilitate the earning of financial resources and (c) search for new fans. Therefore, this research aims to examine how sports organizations exploit their brands and whether this method contributes to their success.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2011.
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