Título: | Adesão aos bancos digitais entre os alunos da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Resende, Isabella Brito |
Orientador(es): | Nunes, Danielle Montenegro Salamone |
Assunto: | Bancos digitais Contas bancárias |
Data de apresentação: | 26-Set-2022 |
Data de publicação: | 25-Out-2023 |
Referência: | RESENDE, Isabella Brito. Adesão aos bancos digitais entre os alunos da Universidade de Brasília. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O avanço da tecnologia tem impactado diversos setores, com o setor financeiro não seria
diferente. Na última década, a ascensão das startups financeiras, as fintechs, tem ocorrido de
maneira acelerada, trazendo facilidade ao ofertar serviços de maneira on-line para os usuários.
Essa ascensão possibilitou a criação dos Bancos Digitais, bancos que ofertam seus produtos e
serviços apenas de forma digital, sem a necessidade de possuir agências físicas. Nesse sentido,
a presente pesquisa busca analisar a adesão dos alunos da Universidade de Brasília - UnB aos
Bancos Digitais, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para tanto, foi aplicado
um questionário a 103 estudantes da UnB, identificando-se que as instituições financeiras
digitais são preferência entre os respondentes. No entanto, a maioria não opta apenas por esse
tipo de conta. Apesar de 80% doa alunos utilizarem mais suas contas digitais, 85 alunos
possuem contas também em bancos tradicionais. Os poucos que ainda não utilizam esse modelo
bancário justificam a permanência exclusiva em bancos tradicionais pelo grau de satisfação
com o tipo de banco escolhido, a falta de agências físicas e relacionamento com gerente em
Bancos Digitais. |
Abstract: | The advancement of technology has impacted several sectors, with the financial sector it would
be no different. In the last decade, the rise of financial startups, fintechs, has occurred in an
accelerated way, bringing ease to offering services online to users. This rise made possible the
creation of Digital Banks, banks that offer their products and services only digitally, without
the need to have physical branches. In this sense, this research seeks to analyze the acceptence
of students from the University of Brasilia - UnB to Digital Banks, through a qualitative and
quantitative approach. To this end, a questionnaire was applied to 103 UnB students, identifying
that digital financial institutions are a preference among respondents. However, most do not
only opt for this type of account. Although 80% of students use their digital accounts more, 85
students also have accounts in traditional banks. The few who do not yet use this banking model
justify the exclusive stay in traditional banks by the degree of satisfaction with the type of bank
chosen, the lack of physical branches and relationship with a manager in Digital Banks. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.