Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IgorGazetaCizilioGomes_tcc.pdf996,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Correção monetária extinta em 1995 : um estudo bibliométrico dos periódicos nacionais no período de 1996 a 2021
Autor(es): Gomes, Igor Gazeta Cizilio
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Inflação (Brasil)
Correção monetária
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 25-Out-2023
Referência: GOMES, Igor Gazeta Cizilio. Correção monetária extinta em 1995: um estudo bibliométrico dos periódicos nacionais no período de 1996 a 2021. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo propõe analisar as principais temáticas discutidas pelas publicações cientificas nos principais periódicos nacionais, entre o período de 1996 e 2021, onde o tema principal é correção monetária. A metodologia utilizada foi pesquisar palavras-chaves relacionada ao tema nos periódicos nacionais com páginas online de livre acesso e que possuíam qualificação Qualis-Capes entre A1 e C. No total foram coletados 288 artigos, porém somente 38 artigos tratavam do tema da correção monetária. Os resultados da pesquisa demonstram que por volta de 56% das pesquisas publicadas estão concentradas em apenas dois periódicos. A respeito do ano das publicações, 24 das 38 publicações da amostra estão entre o período de 2006 a 2014, e nota-se que não foi localizada na amostra nenhuma publicação depois do ano de 2018. Quanto aos autores das publicações foram identificados 104 autores, onde em sua maioria são doutores (as), 47 do total da amostra que representa 45,19% da amostra. Esses 104 autores estão alocados em 18 universidades de todo o Brasil, onde as que possuem mais pesquisadores vinculados é a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Minas Gerais, e reparasse que ambas são da região Sudeste, assim essa sendo a região com mais autores alocados com um total de 69 dos 104, demonstrando assim um alto interesse dos autores dessa região a respeito do tema. No tópico da temática abordada os temas impactos no resultado, interpretação das demonstrações e distribuição de lucros responderam por 57,89% do total de publicações analisadas, frente a 42,11% das temáticas que tratam sobre a teoria da correção, comparação de métodos e análise bibliométrica. Na análise dos artigos, é nítido que a qualidade da informação contábil é o principal tópico afetado com o fim da correção monetária, assim mostrando que merece um destaque no meio acadêmico e deve ser tema de futuros estudos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.