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Título: Programa de incentivo à leitura Arca das Letras : estudo de caso da comunidade rural Café sem Troco - DF
Autor(es): Dantas, Jadiana de Paiva
Orientador(es): Baptista, Sofia Galvão
Assunto: Leitura
Acesso à informação
Bibliotecas e comunidade
Inclusão social
Comunidades agrícolas
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 4-Jun-2012
Referência: DANTAS, Jadiana de Paiva. Programa de incentivo à leitura Arca das Letras: estudo de caso da comunidade rural Café sem Troco -DF. 2011. [83] f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A leitura pode ser vista como reflexo do mundo em que vivemos e ao mesmo tempo agente de transformação do mesmo. Como elemento básico no acesso à informação, a leitura constitui-se essencial. É uma das principais ferramentas para inclusão social e a responsável pela formação de um cidadão crítico, criativo e participativo. Embora vários programas de incentivo à leitura existam há muitos anos, frequentemente não alcançam as comunidades rurais. Pensando sobre essa realidade, o Ministério do Desenvolvimento Agrário desenvolveu, em 2003, o Programa Arca das Letras, que tem como objetivo facilitar o acesso aos livros e incentivar a leitura nos assentamentos rurais, nas comunidades de agricultores familiares e de remanescentes de quilombos. A pesquisa, de caráter descritivo, tem o propósito de analisar as contribuições do referido programa nas comunidades rurais do Distrito Federal.
Abstract: Reading can be seen as a reflection of the world we live and in the same time as an agent of transformation. As a basic element in the access to information, reading is essential. It is one of the most important tools of the social inclusion and it is responsible for the formation of a critical, creative and participative citizen. Although there are several programs to encourage reading, often it does not reach rural communities. Worried about this reality, the Ministério do Desenvolvimento Agrário has developed, in 2003, the program “Arca das Letras”, which aims to facilitate the access to books and encourage reading in rural settlements, remnants of quilombos and family farmers communities. The research, of descriptive character, aims to analyze the contributions of the program in the rural communities of Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3664
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